fbpx
Evitar acidentes na piscina

Queremos tanto que o teu verão se torne inesquecível, mas não pelas piores razões, que decidimos deixar-te 5 maneiras de evitar acidentes na piscina. Se tens uma piscina em casa ou estás a pensar adquirir uma, este artigo vai dar-te uma ajuda.

Quando se pensa em piscina, qual é o primeiro acidente que te vem à cabeça? Afogamento, não é? Não pensaste nas quedas, cortes, eletrocussão e infeções. Este tipo de riscos são ainda subestimados. É normal. Mas não te preocupes porque a maioria dessas situações perigosas pode ser evitada com alguns cuidados simples que te mostramos agora.

 

🤿 Supervisão

Se a piscina é tua e queres evitar acidentes, não te esqueças que o bem-estar e segurança dos banhistas é uma responsabilidade tua. Por isso, seja em festas e encontros, o ideal é existir sempre alguém responsável por supervisionar o espaço, sobretudo redobrar a atenção quando estiverem presentes idosos e crianças. Para crianças, podem investir em boias de segurança e brinquedos infláveis. Além de baratos, esses equipamentos ajudam bastante na segurança de pessoas menos acostumados com a água.

 

🕹️ Saltos controlados

Ninguém é de ferro! Não é assim? Correr, apanhar balanço e dar um mergulho espetacular na piscina é um daqueles clichês difíceis de evitar, especialmente quando o verão resolve brindar-nos com altas temperaturas. O problema é que, se o mergulhador escorregar antes da hora, esse tipo de salto pode render alguns acidentes bem sérios.

Por isso, tem sempre muita atenção com as bordas das piscinas e com a água acumulada ao redor dela. Isso porque, embora possam parecer inofensivos, esses fatores podem causar quedas e outros acidentes graves envolvendo esses banhistas que ficam mais “agitados” perto da água. Ah, e no caso das crianças, procura ao máximo evitar esse tipo de mergulhos para evitar acidentes.

Estás à procura de uma piscina? Encontra-a aqui!

🍲 Atenção aos alimentos e bebidas

A ideia de bebidas junto da piscina parece boa, mas nadar sob o efeito de álcool é sempre uma péssima escolha. Natação e bebidas alcoólicas não se devem misturar para evitar o aumento das chances de um afogamento acidental. Banheiras, piscinas ou spas não devem nunca ser utilizados sob influência de álcool para evitar consequências graves.

Para além disso, as garrafas vazias podem acabar no fundo da piscina e magoar alguém inesperadamente. O alerta também vale para alimentos muito pesados: a agitação da água pode não combinar muito bem com os estômagos mais fracos, causando náuseas, tonturas e azia.

 

🍀 Ambiente protegido

Não é só quando a casa está cheia que a piscina exige atenção. Se tens crianças pequenas ou animais de estimação, por exemplo, já sabes que a água vai ser sempre motivo de preocupação. Alguma vez pensaste em investir em cercas ou telas de proteção? A sua colocação em torno da piscina protege contra quedas acidentais e ajudam até mesmo a conferir um aspeto mais sofisticado.

As capas de proteção e capas térmicas também podem funcionar como barreiras entre a água da piscina e os ambientes externos. Isso porque o mercado oferece opções que são firmes o bastante pra suportar o peso de crianças e pequenos animais — embora a recomendação seja para se evite esse tipo de situação.

 

💦 Água higienizada

Não podemos deixar de lado os riscos químicos que existem na utilização de piscinas. Tem em mente que, sem uma rotina constante de tratamento e manutenção, a água fica sujeita ao surgimento de algas, bactérias e micro-organismos que, mesmo quando ingeridos em pequenas quantidades, podem contribuir para a disseminação de doenças.

Indicadores como alcalinidade, pH e nível de cloro livre devem ser verificados e ajustados de forma rotineira, evitando que água fique desequilibrada — a falta desse balanço químico pode causar o surgimento de alergias, irritações na pele e vários outros problemas.

 

Não percas: Samsung reutiliza smartphones antigos para fins de saúde

Samsung reutiliza smartphones antigos para fins de saúde

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓