fbpx

Funções do Google Chrome

Sabias que o navegador Google Chrome pode ser usado como calculadora e consegue controlar reprodução de músicas? Espreita este blog para veres a lista de funções escondidas.

Em primeiro lugar, o Google Chrome é um dos navegadores mais populares e é usado por 65% dos usuários. A tão conhecida omnibox — barra de endereço que permite fazer buscas no Google sem ter que a abrir a página do mecanismo de pesquisas — é uma das funcionalidades preferidas entre os utilizadores.

Ainda assim, há quem ainda desconheça grande parte dos recursos disponíveis. A pensar nisso, reunimos uma lista com 12 funções pouco conhecidas do Google Chrome e que podem melhorar a experiência com o browser. As dicas abaixo são focadas na versão web do navegador, embora alguns recursos também funcionem nas versões mobile do Android e iOS.

 

1. Grupos de abas do Google Chrome

Primeiramente, navegar com diversas abas abertas é algo que quase todos fazemos. No entanto, para ajudar os utilizadores a organizar a confusão gerada pela quantidade de abas, o Google Chrome permite agora agrupar as guias de acordo com categorias, como “música”, “trabalho”, “faculdade”, etc. O primeiro passo é clicar com o botão direito do mouse sobre uma aba e selecionar “Adicionar guia ao novo grupo”.

Créditos: TechTudo

 

É aberta uma página para definir nome e cor do conjunto. Cada vez que abrires uma nova aba, podes clicar com o botão direito do rato sobre ela e escolher um dos grupos já criados. Assim, formam-se grandes blocos de abas com cores distintas, facilitando a identificação dos assuntos.

 

2. Múltiplos perfis

O Chrome permite criar vários perfis de utilizador. Com essa funcionalidade, pessoas que partilham o computador podem ter as várias  configurações salvas de forma independente. O recurso também é útil para testar problemas no navegador, indicando se alguma falha ocorre apenas num perfil ou em todos – e, portanto, se está relacionada a alguma configuração.

Créditos: TechTudo

A fim de adicionar um novo perfil, o utilizador precisa de clicar na foto, no canto superior direito do Chrome, fazer login com a conta do Google e pressionar “Adicionar”. As preferências de cada perfil também podem ser alteradas ao clicar no ícone “Configurar perfis”.

 

3. Lista de leitura

Ao mesmo tempo, o Google Chrome conta com um recurso chamado “lista de leitura”. Ele serve para salvar uma página para ler depois, sem ter que adicionar a URL aos favoritos. A vantagem da ferramenta é que os conteúdos são sincronizados na conta Google, permitindo continuar a leitura noutros dispositivos.

Créditos: TechTudo

Na versão web, basta clicar no ícone de estrela na omnibox e selecionar “Adicionar à lista de leitura”, localizada à direita da barra de favoritos. Os conteúdos ficam disponíveis para ler offline.

 

Precisas de um computador com bom desempenho para as tuas tarefas diárias? Encontra-o em Computadores na You Get.

 

4. Bloqueio de pop-ups de notificações

Além disso, os anúncios pop-ups a solicitar permissão para o envio de notificações são impertinentes para a maioria dos utilizadores. Felizmente, é possível impedir que eles apareçam nas configurações do Chrome. Para isso, basta ir a “Privacidade e Segurança”, entrar em “Configurações do site” e aceder aos “Pop-ups e redirecionamentos”.

Créditos: TechTudo

De seguida, selecionar a opção “Não permitir que os sites enviem pop-ups ou utilizem encaminhamento.”

 

5. Atalho para reabrir aba fechada por engano

Créditos: TechTudo

Do mesmo modo, é comum, durante a navegação, fechar uma aba sem querer e não saberes ao certo qual foi o endereço para reabri-lo depois. Felizmente, o Google Chrome tem um atalho que permite recuperar uma aba fechada por engano. Basta pressionar “Ctrl + Shift + T” e o navegador irá reabrir a última guia fechada.

 

6. Controlador de música integrado

Créditos: TechTudo

Além disso, o Chrome possui ainda um reprodutor de áudio integrado. Ele permite controlar a execução de músicas e vídeos diretamente da barra do navegador, sem a necessidade de procurar a guia que está a emitir o som para o pausar. Isto é, o controlador de música integrado fica localizado no canto superior direito da barra de endereços e permite avançar, voltar, parar e continuar a reprodução do áudio.

 

7. Busca rápida

Da mesma forma, caso desejes pesquisar uma palavra ou expressão, não é necessário abrir uma nova aba do Google Chrome para isso. Basta selecionar o termo, clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Pesquisar <expressão> no Google”. O navegador abrirá automaticamente uma nova guia com os resultados da pesquisa.

 

8. Salvar página em formato PDF

Créditos: TechTudo

Em resumo, o Google Chrome consegue, de forma nativa, converter sites em PDF para que que os possas guardar no computador. A função é bastante simples de usar: clica no menu de três pontinhos, vai a “Imprimir” e, em “Destino”, seleciona “Salvar como PDF”. Assim, vais poder ler um site em modo offline.

 

9. Caixa de pesquisa como bloco de notas e calculadora

Créditos: TechTudo

O Chrome pode ser usado simultaneamente como um bloco de notas. Basta escrever “data:text/html, <html contenteditable>” (sem aspas) na barra de pesquisas e clicar em “enter”. A página ficará toda em branco poderás escrever o que quiseres. Similarmente, caso queiras guardar o conteúdo, converte a página em PDF, como indicado no ponto 8.  A omnibox serve como calculadora. O truque é simples: basta escrever a conta diretamente na barra de endereço. O resultado aparece depois do sinal de “=”.

 

10. Pesquisa abas abertas na omnibox

Finalmente, a omnibox também indica abas abertas que o utilizador esteja à procura. Quando introduzes uma palavra-passe na barra de endereço, o navegador exibe a opção “Alternar para esta guia” abaixo das URLs que contenham o termo. Desta forma, é possível parar de abrir a mesma página várias vezes.

 

Não percas: 3 razões para escolher o novo iPhone 13

3 razões para escolher o novo iPhone 13

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓