fbpx

No dia 31 de março de 2011, um grupo de utilizadores do Reddit decidiu criar o Dia Mundial do Backup. Este dia foi criado com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a importância de preservar os próprios documentos. A ideia de perder arquivos importantes pode parecer uma realidade distante, mas não é bem assim. 1 em cada 10 computadores são infectados com vírus todos os meses.

Não é preciso haver erro humano ou uma falha no sistema para isto acontecer. Roubos também contam: 113 telemóveis são perdidos ou roubados por minuto em todo o mundo. Se calhar já estás a repensar se não é melhor ter uma cópia dos teus dados.

“[O dia 31 de março] não é apenas um dia para fazer backup de seus dados pessoais, mas também é um dia para falar sobre a enorme tarefa de preservar nosso patrimônio e obras culturais cada vez mais digitais para as gerações futuras”, diz o site da iniciativa.

 

A data escolhida é uma referência ao Dia 1 de Abril (April Fool’s Day), “Não sejas um tolo. Faz o backup dos teus ficheiros no dia 31 de março.”

Website do Dia Mundial do backup

Sucintamente, o backup é refere-se a uma cópia de todos os arquivos importantes como fotografias, vídeos, documentos e emails. Desta forma, opta-se por não guardar todos os conteúdos num só equipamento, o que pode ter vantagens evidentes caso, por alguma razão, sejam destruídos, roubados ou eliminados.

No caso do setor do trabalho, as estratégias e políticas de segurança e backup podem revelar-se particularmente importantes. Numa altura em que 45% das empresas portuguesas não dão formação de segurança informática aos colaboradores, a perda de informação confidencial e sensível pode comprometer a produtividade e gerar quebras de lucro de qualquer instituição.

Para assinalar esta data, vamos deixar algumas dicas.

 

Avalia as informações que precisam de backup.

Os nossos dispositivos estão carregados de informação, muita dela, desnecessária. Analisa as informações que tens nos teus dispositivos (computadores, tablets ou smartphones) e identifica quais são as que precisam de backup. Quando uma boa parte das informações contidas no equipamento precisa de uma cópia de segurança, o ideal é utilizar um software que faça esse backup de forma periódica.

 

Não penses em fazer cópias de segurança só quando se fala em malware.

Os ataques de ransomware restringem o acesso ao sistema dos computadores e podem ter um impacto muito grande em qualquer instituição, mas os backups não devem ser só feitos apenas por receio de ataques de malware.

 

Escolhe o backup adequado.

O tipo de armazenamento também é importante e convém estar sempre em segurança. Se o teu backup está feito num disco externo ou pen drive, não é aconselhável transportá-lo constantemente. Se tens informação à qual tens de aceder constante e diariamente, o armazenamento na cloud é melhor. 

 

Optar pela autenticação por dois fatores nas contas Cloud.

Adicionar a autenticação de dois fatores às contas Cloud pode ser vantajoso por duas razões. Por um lado, ajuda a manter os criminosos “longe”, não podendo utilizar a cópia de segurança na Cloud para violação de dados. Mas esta estratégia também significa que não é possível iniciar sessão de forma acidental, utilizando passwords armazenadas na Cloud.

 

Assegurar o equilíbrio custo/desempenho.

O backup e a recuperação de dados devem ser acessíveis, especialmente tendo em conta o atual crescimento vertiginoso dos volumes de dados. Por isso, as empresas devem procurar arquiteturas emergentes que acelerem a recuperação sem exigir meios de armazenamento de elevado custo.

 

Realiza o backup com frequência. 

Essa decisão deve ser analisada de acordo com a frequência com a qual os arquivos são criados, modificados e apagados. Se um projeto é atualizado diariamente, será necessário realizar uma cópia de segurança todos os dias.

 

Não adies. Qualquer coisa fala connosco.

No Centro Técnico da You Get, para além das reparações, temos um departamento especializado em servidores. Fazemos a instalação, manutenção e reparação dos teus equipamentos e também verificamos se o backup está a ser feito corretamente. Nas reparações também fazemos a recuperação de dados de equipamentos que não tenham reparação possível. Seja um smartphone, tablet ou computador. Para melhorar a situação, fazemos um diagnóstico e damos-te um orçamento de forma totalmente gratuita.

backup em servidores

Para melhor satisfazer os nossos clientes, os nossos serviços de reparação têm garantia de qualidade e ainda fazemos a recolha e entrega do teu equipamento em qualquer ponto de Portugal Continental, de forma completamente gratuita.

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓