fbpx
Como prolongar a vida de um computador

Computador | O tempo de vida de um computador depende, em grande percentagem, do modo de utilização a que é sujeito. A sua aquisição implica um investimento financeiro e emocional grande e é cada vez mais importante zelar para prolongar a sua duração. Por dois motivos, evitar o desperdício eletrónico e zelar pelo meio ambiente e pelas tuas finanças! Por isso, deixamos-te 4 dicas infalíveis para que ele dure muito anos.

 

1️⃣ Não o sobrecarregues

Sobrecarga   Qual é a sensação de estar sobrecarregado?

Responder a esta pergunta ajuda-te a pensar na forma como o computador é prejudicado quando está sobrecarregado. Instalar aplicações de forma excessiva é muitas vezes a causa principal para problemas com os equipamentos. Sempre que o software reinicia, o sistema operativo é obrigado a gerir a existência de aplicações, pelo que, se colocares aplicações em excesso estarás a consumir múltiplos recursos de CPU que, por sua vez, implicam um desgaste enorme em aspetos como memória RAM e processamento. Quantos mais aplicações existirem, maior é o esforço do PC e pior será o rendimento global.

Importante: tem sempre em consideração a capacidade do teu computador e tenta fazer uma gestão racional dos recursos. Se por algum motivo já estiveres a ter problemas com o armazenamento do teu PC, contacta o nosso Centro de Reparações.

 

2️⃣ Protege-o contra os vírus

Antivírus   O antivírus equivale a uma vacina.

Para além de proteger contra ransomware destruidores (vírus) e evitar extorsão digital, os antivírus podem também servir para bloquear mensagens pop-up incómodas quer estejas a jogar, a ver filmes ou a fazer apresentações. Se queres prolongar a vida do teu computador, este passo é fundamental. Os vírus pioram o rendimento do teu computador em aspetos como processador e armazenamento em memória RAM. O antivírus é uma forma eficaz e inteligente de manter o rendimento de um PC em níveis satisfatórios.

Importante: o “policiamento” ativo de um antivírus é fundamental. Ainda não tens um antivírus ou o que tinhas já expirou? Descobre os que temos disponíveis, aqui!

 

3️⃣ Mantém sempre a temperatura ideal

Temperatura   A sensação de febre é desagradável, não é? 

As subidas de temperatura podem ser muitas vezes uma causa para o mau funcionamento de um computador. Esta pode ter origem em questões internas ou externas que não devem ser, de todo,  ignoradas. O hardware é pensado para funcionar em temperaturas medianas e possui sistemas de arrefecimento que são ativados quando a temperatura sobe para níveis críticos. Mas este fator não é suficiente para garantir níveis de temperatura ideais. Como tal, não deves colocar o teu PC em utilização em locais como a cama ou sob luz solar direta. Estes locais bloqueiam a saída e entrada de ventilação e prejudicam o seu funcionamento.

Importante: deves fazer, com alguma regularidade, a manutenção dos sistemas de ventilação e certificar-te que o teu computador tem espaço para que exista a circulação de ar. A acumulação de sujidade numa micro-grelha também pode perturbar o seu rendimento. Caso precises de uma avaliação gratuita, os nossos técnicos especialista fazem-no de forma gratuita. Contacta-nos.

 

4️⃣ Cuidado com o transporte

Transporte   As malas próprias são como cintos de segurança.

O transporte é muitas vezes negligenciado, embora seja um aspeto a ter consideração, na medida em que pode comprometer a durabilidade do computador. O seu transporte em malas ou mochilas, que não sejam adequadas, pode constituir formas de agressão irreversíveis e comprometedoras do funcionamento do equipamento.

Importante: a escolha de malas de transporte mochilas com características protetoras capazes de evitar danos associados a quedas ou compressão. A parte estética é importantes, mas devem pesar também características como o material do interior e exterior. Encontra a mala certa, aqui!

 

⚠️ Faz um Check-Up de 2 em 2 anos

Check-up Não adies a revisão do teu computador.

Se pretendes que o teu computador dure tantos anos como o teu veículo pessoal, procura fazer um check-up com especialistas. Da mesma forma que os carros são obrigatoriamente avaliados anualmente, para verificar se cumprem os requisitos de circulação na via pública, a manutenção dos computadores é importante, sobretudo, para que a massa térmica seja renovada e para que se verifique o estado das ventoinhas. Assim evita-se o descontrolo de temperaturas e o esforço redobrado da gráfica e do processador que provocam danos irreversíveis no equipamento. Estarás a investir na saúde do teu computador e a poupar-te de novo investimento. Agenda já o teu check-up GRATUITO, aqui!

 

Não percas: Os auriculares certos para cada momento

Os auriculares certos para cada momento

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓