fbpx

Escolhe a TV ideal nesta Black Friday 2023

Resolução, display e HDR são fundamentais para definir a qualidade de imagem de uma smart TV.

Com a Black Friday 2023 à porta, muitas pessoas questionam qual das smart TVs é a melhor para comprar em promoção. Embora exista uma variedade imensa delas no mercado, é importante entender as principais características antes de investir na televisão ideal. Polegadas, resolução e sistema operacional são requisitos importantes.

A LG e a Samsung são marcas muito procuradas nessa época, mas há outras opções relevantes no mercado. (TV LG, TV Samsung)

A seguir, espreita a lista de seis dicas essenciais para escolheres a smart TV perfeita durante a Black Friday 2023.

 

1. A maior TV nem sempre é a melhor

A quantidade de polegadas é uma das primeiras características que os consumidores analisam antes de comprar uma smart TV. Desde aparelhos menores, com apenas 32 polegadas, até modelos que chegam a 85 ou mais. Deves avaliar o espaço onde queres que a televisão fique instalada e analisar se a distância é confortável para a vista. Um modelo muito grande, quando próximo do sofá, pode ser prejudicial à saúde dos olhos.

É importante também verificar se o tamanho da smart TV vale o preço. Às vezes, a diferença para uma alternativa com mais polegadas é pequena e compensa mais investir numa televisão maior. Essas situações são comuns durante a Black Friday, sobretudo com a variação de preços. Ocorre com frequência entre televisores de 40 a 43 polegadas.

Explora as TVs com diferentes polegadas:

Mais TVs aqui.

 

2. Verifica se a resolução é HD, Full HD, 4K ou 8k

Além das polegadas, deves estar atento à resolução da smart TV. Hoje, apenas os modelos mais antigos utilizam HD, já que a qualidade é limitada e menos nítida. Televisões Full HD e 4K são mais famosas e podem trazer melhor qualidade de resolução de vídeo enquanto assistes a filmes e séries. Em ordem crescente, as melhores opções são HD, Full HD, 4K e 8K.

Utilizadores pouco exigentes podem gastar menos e optar pela resolução HD. Porém, para aqueles que querem mais qualidade e estão a fim de investir numa performance superior, modelos Full HD e 4K são as opções ideais. É importante ficar atento durante as promoções da Black Friday de 2023, pois nem sempre a quantidade de polegadas é proporcional à resolução. Observa com atenção todas as configurações.

Exemplos de TVs para cada resolução:

Mais TVs aqui.

 

3. Fica atento(a) ao sistema operacional

Cada marca de smart TV oferece um sistema operacional. Isso significa que, ao usar os aplicativos como Netflix, YouTube ou Globoplay, precisas recorrer a diferentes lojas de apps. No mercado é possível encontrar sistemas como Tizen para Samsung, webOS para LG ou até mesmo Roku para televisores AOC.

Em algumas televisões, a Android TV também está disponível. A escolha é pessoal e diz muito sobre as aplicações que queres ter. Contudo, os modelos mais famosos hoje em dia são o webOS e Tizen, o que pode encarecer o preço durante a Black Friday 2023.

Exemplos de TVs com diferentes sistemas operacionais:

Mais TVs aqui.

 

4. Procura por displays melhores e preços mais baixos

Para além de avaliar o tamanho da smart TV e a resolução de imagem, neste época do ano é importante analisar também o tipo de display. Essa informação é importante porque remete ao modo como o ecrã é iluminado e convertido em nitidez para os utilizadores. As televisões com maior custo benefício geralmente são elaboradas em LED. Nesses modelos, há várias lâmpadas coloridas por dentro, que iluminam a TV em diferentes pontos.

Já a smart TV OLED possui píxeis que se auto iluminam, dão mais cor para a imagem e possuem o chamado “contraste infinito”. Além de serem mais finas, as cenas que passam no ecrã ficam mais nítidas e reais. Por último, os modelos QLED usam a tecnologia de pontos quânticos para controlar a luminosidade e assim ajustar a forma como o utilizador quer ver a sua série ou filme.

Embora OLED e QLED pareçam melhores, é importante ressaltar que a diferença de preço também é grande. Enquanto a Black Friday estiver em voga nas lojas, procura quedas de preços para comprares o teu modelo favorito.

Exemplo de TVs com diferentes tecnologias de display:

Mais TVs aqui.

 

5. Recursos extras podem ser muito úteis

Os recursos extras também precisam entrar nas dicas para escolha da smart TV perfeita. Verifica na descrição dos produtos durante a Black Friday deste ano se a tecnologia HDR está presente. Modelos com HDR10, HDR10+ ou Dolby Vision ganham um ponto a mais relativamente à qualidade de imagem.

Além disso, vê também se aquela smart TV que está em promoção tem modos para jogos ou para assistir a desportos. Nesta última ocasião, é comum que as marcas aumentem a taxa de atualização das televisões e deixem a imagem com mais fluidez. O controlo remoto com botões exclusivos para apps também é interessante, já que facilita o trabalho para abrir filmes e séries.

 

Não percas também: Como ganhar bitcoin num ambiente de Realidade Aumentada?

Como ganhar bitcoin num ambiente de Realidade Aumentada?

 

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓