fbpx

Cuidar da Natureza | Relacionar a natureza, o oceano e a biodiversidade com o quotidiano nem sempre é fácil e o interesse das crianças em preservar o meio ambiente surge, muitas vezes, pelo contacto com o mesmo. A educação ambiental para crianças é fundamental na construção de um futuro mais sustentável, empático e divertido. Entre as atividades escolhidas para despertar o seu interesse estão a apresentação dos diferentes animais, o nascimento das plantas ou a brisa do oceano. Os pequenos são conduzidos pelo caminho da sensibilização, criando conexões com os elementos naturais, identificando-se como parte do planeta em que vivemos e tornando-se conscientes sobre a necessidade de proteger a natureza e a espécie humana.

 

A sustentabilidade para os mais pequenos em 6 atividades

1. Conectá-los com a natureza 🏕️

A idade não importa quando o importante é a educação ambiental pode ser praticada com crianças de diversas idades. Faz um passeio para tomar um pouco de ar fresco com o teu bebé. Para apresentá-lo à natureza, fala sobre os sons que ouves, o vento que se sente na pele, os animais que encontras pelo caminho e as paisagens. Para que possam aproveitar esse passeio, lembra-te de planeá-lo com antecedência, mesmo que seja apenas uma pequena caminhada.

Aproveita este momento de conexão e relaxamento ao lado do teu filho para demonstrares o carinho com o meio ambiente e a vida que faz parte dele. Mesmo em casa, podes-te conectar com a natureza por meio da audição, como neste vídeo com sons do oceano.

 

2. Apresentar-lhes a praia e o oceano 🌊

Se moras numa região com fácil acesso à praia, leva-o para um passeio diferente, para que possa aprender um pouco mais sobre como cuidar da natureza. Com os pés na areia, procurem conchas ou pequenos animais. Podes aproveitar a oportunidade para explicar ao teu filho a importância de não retirar esses elementos da praia, pois eles fazem parte e são fundamentais para o ecossistema.

Junto à água, observem as ondas e pergunta-lhe sobre a temperatura da água e quais tipos de animais ele acha que vivem ali. Caso encontrem lixo na areia ou na água, como tampas de garrafas, sacos de plástico e latas de bebida, apanha-os e descarta-os no local adequado. Conversem sobre a importância de manter a praia sempre limpa para que os animais vivam em segurança.

 

3. Colorir desenhos para estimular a curiosidade 🎨

Depois de uma ida à praia, procura puxar pela imaginação dos mais pequenos através de desenhos que podes incentivá-los a colorir ou até mesmo pedir para que desenhem o que viram. Os quadros são ótimos para esse efeito. Durante a atividade, pede-lhe para ele demonstrar o que sabe sobre as aves, identificando as penas, bicos, olhos e patas. Aproveita e conta-llhe um pouco mais sobre onde elas vivem, do que se alimentam e tenta mostrar-lhe com elementos que encontras na tua casa.

 

4. Cuidados com o lixo 🗑️

Descartar o lixo da maneira correta é uma atividade importante na educação ambiental das crianças. Com ela, a criança aprende sobre cuidados com o lixo, como, por exemplo, o descarte correto, que ajuda a manter as ruas e o oceano livres de materiais que podem poluir o meio ambiente.

Assim, podes separar algumas fotos de lugares limpos e sujos, como uma casa ou rua, uma praia, uma floresta ou um rio. Faz-lhe perguntas sobre o que vê na imagem, que lugar está sujo ou limpo o que se pode fazer para deixá-lo limpo. Essa observação também pode ser feita ao passear em locais como ruas, praças e praias.

 

5. Conversa com a criança sobre a importância de manter o meio ambiente limpo e propõe-lhe uma atividade 🎲

1. Fornece-lhe recipientes que possam ser utilizados para fazer de lixo para materiais recicláveis e orgânicos.
2. Pinta os recipientes seguindo as seguintes cores: ‘azul’ para papéis, ‘vermelho’ para plásticos, ‘verde’ para vidros, ‘amarelo’ para metais, ‘castanho’ para orgânicos e ‘cinzento’ para itens não recicláveis ou compostáveis.
Escreve nas lixeiras o nome de cada material e cole imagens de itens que podem ser descartados ali.
Estimula a criança a descartar o lixo nas lixeiras corretas, de acordo com o material.

 

6. Economizar energia 💡

Como tal, cuidar da natureza é também falar sobre o uso consciente de recursos naturais como a água e também a energia elétrica. Antes de sair de casa com o teu filho, convida-o a apagar as luzes. Mostra-lhe como fazer isso e, depois, pede-lhe que copie com o restante das luzes.

Conta-lhe sobre como é importante ajudar o meio ambiente. Ensinar sobre economia de energia desde cedo ajuda a estabelecer hábitos responsáveis. Com essa atividade, não está apenas a ajudar o teu filho a entender as relações de causa e efeito, mas está também a desenvolver o hábito de cuidar da casa e da natureza.

Como podes conferir, as brincadeiras são parte essencial da educação ambiental para crianças. Para isso, é preciso que os pais saibam usar a criatividade e propor atividades interessantes aos pequenos.

 

Não percas: Tudo o que precisas para garantir a segurança dos mais pequenos

Tudo o que precisas para garantir a segurança dos mais pequenos

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓