fbpx
6 dicas para te manteres produtivo

Confinamento | Governo decreta encerramento das escolas, grande parte dos trabalhadores encontra-se já em teletrabalho e as crianças e jovens vão para casa sem data exata para voltar. É nestas alturas que se começa a pensar em estratégias para coordenar o teletrabalho com as responsabilidades de casa, as crianças, de forma a manter sempre um equilíbrio. O teletrabalho é muitas vezes a ferramenta procurada, na medida em que permite maximizar o tempo disponível no dia a dia.

Para muitos é uma forma de garantir qualidade de vida e para outros uma forma eficaz de manter os direitos e deveres de trabalhadores que realizem tarefas de escritório. O teletrabalho não significa desligar, pelo contrário, é uma forma eficaz de conjugar o trabalho, vida pessoal e social. Para quem está a passar pela fase de teletrabalho, a You Get deixa algumas dicas para te manteres produtivo durante o confinamento.

1. Cria o teu espaço de trabalho

A casa significa conforto, mas é necessário criar um espaço de trabalho para garantir que não há distrações e assim aumentar a produtividade em teletrabalho. Cria o teu próprio escritório. Escolhe uma divisão (se possível, com boa exposição solar) e coloca-lhe objetos essenciais para o teu dia a dia de trabalho. Trabalhar na cama, por vezes é tentador, mas não é recomendado, por ser um espaço associado ao descanso e reduzir significativamente a produtividade.

2. Define objetivos

Estabelecer objetivos diários vai ajudar a manteres-te focado em cumpri-los. Procura objetivos realistas, anota-os num documento digital ou físico. Assim que os concluíres, assinale-os de forma generosa.

3. Faz pausas estratégicas

Uma das vantagens do teletrabalho é a flexibilidade de horário. Os trabalhos têm um prazo de entrega e este deve ser cumprido. Se precisas de uma manhã para tratar de assuntos pessoais e estes têm um prazo a concluir, dedica algum tempo ao teu projeto durante a tarde e/ou noite anterior. Assim poderás aproveitar o tempo livre de forma tranquila. As pausas para descansar, recuperar energia e concentração são fundamentais. Aproveita para beber um café ou chá e comer qualquer coisa ou apanhar ar.

4. Veste-te

Se fosses para o escritório ias trabalhar de pijama? Não. Em casa, não têm de ser as melhores calças, a melhor camisa ou os sapatos que ainda não estreaste. O importante é evitar ficar de pijama e manter a rotina de trabalho. O objetivo é ajudar o cérebro a acordar e perceber que estás a entrar em modo trabalho.

5. Mantém o contacto com colegas

Apesar do confinamento, procura sempre manter a relação que tinhas com os teus colegas de escritório, fala com eles, discute ideias, tracem metas em conjunto. Otimiza estas conversas por videochamada ou mensagem. O importante é não perder a dinâmica de socialização.

6. Teletrabalho com crianças

O regime de teletrabalho com crianças pode ser desafiante, por isso, o ideal é:
Fixar horários e fazer as refeições sempre às horas habituais;
– Estimular as crianças a manter a rotina;
Limitar o uso de aparelhos eletrónicos;
Fazer atividades diferentes todos os dias, para os manter interessados e ativos. Quem está em teletrabalho tem direito a um seguro de acidentes de trabalho, que, no entanto, tem condições especiais que precisam de ser garantidas. Sugestões para divertir os mais pequenos, aqui!

O teletrabalho é um regime que pode trazer muitas vantagens, quer para o trabalhador, quer para a empresa. Ao trabalhador permite-lhe uma maior flexibilidade e  estimula a responsabilidade. Por outro lado, uma empresa para a qual o teletrabalho seja uma forma de trabalho comum, o seu tempo de resposta em situações urgentes permite-lhe colocar todos os trabalhadores em teletrabalho e de forma mais eficaz.

Assuntos relacionados: 4 Formas de Divertir os Mais Pequenos

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓