fbpx

Se tens momentos em que te esqueces do portátil e tens trabalhos urgentes para resolver e que precisam de ser feitos e enviados por e-mail a alguém? Bem, se os teus documentos estiverem armazenados na cloud, podes terminar o trabalho através do smartphone. Deixamos-te 6 dicas rápidas para transformares o teu smartphone num computador.

 

Trabalha em casa através do teu smartphone

O smartphone hoje funciona quase como um computador portátil e pode ser utilizado para qualquer eventualidade. Para além da grande mais valia de que te cabe no bolso, os limites do ecrã pequeno já não são um problema graças ao HDMI sem fios. O smartphone tem o sistema operativo que precisas e, provavelmente, já suporta um rato. Para transformares o teu smartphone num PC, precisas de:

1 Teclado e rato Bluetooth; Em alternativa, um teclado e rato USB e um cabo USB-OTG;
1 Um ecrã que suporta HDMI sem fios ou sincronização de ecrã. Em alternativa, pode utilizar algo com suporte para HDMI, USB ou até mesmo Ethernet.

 

1️⃣ DeX Desktop: dispositivos Samsung

Talvez a melhor de todas as opções para transformar um smartphone num computador seja proporcionada aos utilizadores da Samsung. Com um Samsung Galaxy S8/S8+, Note 8 ou posterior, tem a opção DeX. Ativado a partir da barra de notificações, o DeX é essencialmente um ambiente de desktop para o Android.

Basta ligares o teu smartphone a um ecrã sem fios pronto para HDMI, ligar os dispositivos de entrada e está pronto para trabalhar.

O DeX dá-lhe acesso a todas as habituais aplicações do Android, em modo janela. O Samsung DeX é a melhor maneira de transformares o teu smartphone num computador. Se possuis um dispositivo adequado podes testar esta opção.

 

2️⃣ Ubuntu Touch: smartphone como um PC Linux

O Ubuntu Touch é um sistema operativo para smartphones  baseado em Linux. Gerido pela UBports, o Ubuntu Touch funciona em vários dispositivos:

Telefone Volla;
Fairphone 2;
LG Nexus 5 (2013);
OnePlus One;
Entre outros.
Uma característica chave do Ubuntu Touch é o sistema de convergência. Tal como o Samsung DeX, este é um ambiente de desktop, ativado quando o smartphone está ligado a um ecrã externo.

O sistema operativo vem pré-instalado com várias ferramentas, incluindo o LibreOffice. Ter um telemóvel que pode ser utilizado como um computador portátil num determinado momento é excelente para o fator produtividade.

 

3️⃣ SO Maru

Em 2016, o Android ultrapassou o Windows como o sistema operativo de consumo mais utilizado no planeta. Faz sentido, portanto, explorar o seu potencial como um sistema operativo de desktop.

O Maru OS só funciona em alguns modelos. Portanto, se conseguir obter o Nexus 5 (2013) ou Nexus 5X (2015), deverás obter bons resultados. Estão disponíveis construções de pré-lançamento para os dispositivos Nexus 6P e Google Pixel. Este é um sistema operativo completo que deve ser instalado no lugar ou ao lado do Android.

 

4️⃣ Leena Desktop UI

Se não tiveres um Samsung, nem quiseres instalar um novo sistema operativo, ainda tem opções. Uma é a Leena Desktop UI, uma aplicação com tema de desktop para Android.

A Leena possui um gestor de ficheiros, browser, leitor de vídeo, visualizador de PDF, e muito mais. Também suporta ligações, sincronização de ecrã ou “casting” e permite utilizar aplicações Android nas janelas do ambiente de trabalho.

 

5️⃣ Chromecast

Se tudo isto parecer um pouco complicado, caro, ou uma combinação dos dois, considera esta opção. Sempre que precisares de aceder ao processador de texto do teu smartphone Android em caso de emergência, podes usar rapidamente um smartphone Android como um computador, se tiver os seguintes dispositivos:

Um teclado e rato USB-C ou Bluetooth;
Um Chromecast ou (outra solução de espelhamento) ligado à sua TV.
Basta carregar o documento que precisa, ligar um teclado, e partilhar a sua visualização sobre o Chromecast.

 

6️⃣ Smartphone Windows antigo num PC

Se já ouviste falar do Windows 10 Mobile ou do Windows Phone, provavelmente sabes que ele está morto. Embora em grande parte inúteis em termos de aplicações, alguns modelos têm boas câmaras. Mas, escondido nestes velhos e baratos smartphones, está um modo secreto: um ambiente de trabalho Windows. Três smartphones foram lançados com Continuum: HP Elite 3, Lumia 950, Lumia 950 XL.

Graças a uma versão inicial da tecnologia Continuum (que gere atualmente a mudança entre os modos desktop e tablet em computadores portáteis Windows), podes ligar o teu smartphone a um ecrã e ver um ambiente desktop Windows.

Acede às aplicações nele instaladas, como o Microsoft Office, e utiliza o smartphone para efetuar chamadas enquanto está ligado. Um teclado e um rato Bluetooth podem ser ligados, mas o teclado móvel também pode ser utilizado. O ecrã pode até funcionar como um touchpad de um portátil.

Nota: O Windows 10 Mobile e o Windows Phone já não são atualizados. Como tal, a utilização deste método pode expô-lo a ataques ou vulnerabilidades on-line no Sistema Operativo e no Software.  Fonte: Pplware 

 

Não percas: Instagram: “stories exclusivos” para subscritores podem estar a chegar

Instagram: “stories exclusivos” para subscritores podem estar a chegar

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓