fbpx
Cuida do teu portátil

Todos nós adoramos a mobilidade dos nossos portáteis. É bom poder andar de um lado para o outro sem se tornar num projeto de 2 horas. E agora com o teletrabalho ainda ficou melhor! Podemos tornar qualquer parte da casa no nosso escritório pessoal. Mas também não podemos fazer as coisas de qualquer maneira. Há certos hábitos que nós, utilizadores, nem pensamos duas vezes mas estão a dar cabo da vida do nosso portátil. Vamos ver alguns e tentar fazer umas mudanças.

 

Deixar o teu portátil em cima da cama ou de cobertores (e outros problemas relacionados) 🥵

Já falámos disto várias vezes mas vamos relembrar. A junção de calor com o teu computador não dá bom resultado.. É uma relação tóxica e só tende a piorar.

Se o teu computador portátil começa a sobreaquecer, a performance do processador diminui para tentar combater estes aumentos de temperatura. Na pior da hipóteses, vais ter o computador a desligar-se sem razão aparente. Temperaturas altas, de forma constante e por longos períodos de tempo, vão diminuir o tempo de vida do processador, ventoinhas e bateria. Para não falar do barulho que vai fazer e de estar extremamente quente ao toque.

Para uma torre, a solução é bastante simples: garante que tem um bom fluxo de ar, sem que as ventoinhas estejam obstruídas para que funcionem da melhor forma. Não a encostes a uma superfície, não coloques num armário fechado. Outra dica, limpa regularmente o pó na área em que tens o computador, vai fazer toda a diferença.

Um portátil já é outra conversa. A sua mobilidade cria em nós péssimos hábitos, andas sempre com ele no sofá não é? Pois, vamos ter mesmo de deixar de o fazer. Porquê? Porque estas superfícies bloqueiam o fluxo de ar, o que pode levar as ventoinhas a entupir. E o pó e cotão que os cobertores largam? É o pior que podes fazer. Sempre que possível, utiliza-o numa superfície plana ou evita os cobertores. Existem alguns formatos de tabuleiros que são ótimos para quando estás no sofá.

limpeza de pó a portátil

 

Deixar pó e líquidos à solta 😱

Por muito cuidado que tenhas, o teu computador vai acumular pó. É inevitável. Mas sabes o que podes fazer? Uma limpeza e manutenção regulares ajudam bastante. Queremos sempre prevenir que coisas indesejadas entrem no equipamento. E acredita que encontram-se muitas coisas que não deviam lá estar. Todas estas coisas vão fazer com que as ventoinhas tenham que trabalhar a dobrar. Por exemplo, fumo de cigarros e pelos de animais vão agravar estes problemas e pôr a tua torre no chão vai fazer com que esta acumule muito mais pó, pelos e outros detritos.

Segundo, não comer ou beber perto do computador ou, pelo menos, tem cuidado quando o fazer. Migalhas no teclado não só é desagradável, como também pode danificar as teclas ou fazer com que estas fiquem totalmente presas. E também já ouvimos histórias suficientes de alguém que entornou café para cima do computador, coisa que o pode destruir por completo.

Mesmo algumas coisas bem intencionadas, como tentar limpar o portátil com toalhitas, podes introduzir líquidos onde não deve. Usa uma pano de microfibra e cuidado com os produtos de limpeza, há produtos específicos que não danificam a tua máquina.

Ler também: Os efeitos da poeira no teu computador

Efeitos de liquidos num portátil

Manusear o portátil de qualquer maneira 🤹‍♂️

Mais uma vez, as torres podem ficar quietinhas e confortáveis no escritório, já os portáteis, é mais difícil. Já vi pessoas a agarrar o portátil pelo ecrã (isto é um grande não), abri-lo pelas pontas do ecrã ou então mandá-lo para cima do sofá do outro lado da divisão. Pode parecer inofensivo, mas ainda vai chegar o dia em que falhas o sofá e depois tens um problema entre mãos.

Portáteis são têm um objetivo, como o nome implica, a sua portabilidade e mobilidade, mas não quer dizer que tenhas de abusar. Na melhor das hipóteses vais lidar com uma dobradiça folgada ou uma racha no chassi. Mas se tiveres um disco rígido, ao invés de um SSD, abaná-lo muito pode fazer com que a agulha saia do sítio. Os portáteis são um grande investimento: trata-o bem.

 

Má gestão da bateria 🔋

Lá porque a tua bateria diz que tem 8 horas de autonomia, não quer dizer que seja verdade. As baterias degradam bastante com o tempo, são dos primeiros componentes a dar problemas ao fim de algum tempo. Não há como escapar a este declínio, mas podes estar a fazer com que este processo acelere se deixas que a bateria chegue sempre a 0.

Para prolongar o tempo de vida deste componente, é melhor não deixar chegar a 0 e carregar regularmente. Não é preciso seguir à risca, um descarregamento de vez em quando não faz mal, isto apenas é problemático quando se torna frequente.

Uma coisa que te deve deixar preocupado, são baterias inchadas. Isto é problemático porque pode começar a empurrar o chassi e criar uma falha entre os painéis. Tens de deixar de utilizar o equipamento imediatamente, porque as baterias rebentam. E quando comprares uma nova, não compres uma cópia barata num site qualquer. O mesmo se aplica a carregadores!

Ler também: 4 Sinais de que é tempo de trocar a bateria do teu MacBook

Perder tempo com manutenção desnecessária 🛠️

Antigamente, no tempo do Windows XP, a manutenção dos ficheiros ajudava bastante porque o hardware era limitado e os equipamentos eram bastante lentos. Mas hoje em dia, este tipo de manutenção é quase desnecessária. Muitas das aplicações e programas de “limpeza” são usados para te assustar e enganar. Podem até ser problemáticos. Estes programas limpam os registos do computador e, muitas vezes, o que acontece é que limpam coisas que são necessárias. Outros alegam impedir que o Windows 10 te vigie e acabam porque danificar certos recursos e tu nem sabes porquê. Tens o computador a ficar bastante lento e queres fazer esta limpeza? Utiliza as ferramentas do próprio Windows, apaga músicas, videos e outros ficheiros que não uses. Não resultou? Tenta repor os dados de fábrica e, se continuar a não resultar, está na hora de atualizar o teu hardware.

Ler também: A importância de uma manutenção preventiva

 

Navegar sem proteção 🛡️⚠️

O “bom senso”, apesar de ser bastante valioso, não deve ser a única proteção do teu computador. Mesmo sites legítimos pode vir a estar infetados com malware, podendo passar esses problemas para ti. Tens de ter um antivírus no teu portátil.

Felizmente, as ferramentas que vêm com o Windows têm-se tornado bastante boas com o tempo. É cada vez mais recorrente, ouvimos falar em ciberataques. “Altice foi alvo de ataque informático”, “Tribunal brasileiro alvo de ataque informático”, “Cibercrime dispara em Portugal”. Estas são algumas das notícias que nos assolaram em 2020. Com a pandemia, estes ataques só vieram a piorar. É cada vez mais importante protegermo-nos e prevenir é sempre o melhor remédio.

segurança online num portátil

 

Fonte: PCMag

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓