fbpx
a importancia de uma manutenção preventiva

As tecnologias estão sempre a evoluir. Tudo é atualizado, seja o sistema operativo, o software, o hardware, os programas que usamos diariamente, entre outros. Mas, dia após dia, o computador é o mesmo e nós vamos sentindo que ele não está a funcionar tão bem. Começa a ficar mais lento, faz barulho, começa a sobreaquecer ou então desliga-se de um momento para o outro. Para evitar estas coisas, é necessário fazer uma manutenção preventiva da tua máquina. É nestas revisões que detetamos pequenas falhas antes que elas se tornem um grande problema.

 

O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva serve para controlar e monitorizar o teu computador periodicamente. O seu objetivo é garantir uma maior vida útil dos componentes do teu equipamento, otimizando a sua performance. Com esta manutenção efetuamos pequenos ajustes necessários antes que estes se tornem falhas graves, como excesso de poeira, falta de espaço em disco e troca de peças antigas.

Ao contrário da manutenção corretiva, na qual as reparações são feitas após a ocorrência de falhas, a prevenção é uma verificação constante de um computador para que ele não se estrague ou fique parado por muito tempo.

informatica

Benefícios 

Normalmente, os problemas chegam sem aviso prévio e por vezes são desastrosos. A manutenção regular no seu computador permite identificar pequenos problemas antes que eles se tornem graves. Além disso, a tendência é que o computador perca o seu desempenho com o passar do tempo. Nesse sentido, a manutenção ajuda a reduzir os possíveis impactos dessa ação.

Existem inúmeros vírus e malwares prontos para encontrar um hospedeiro e há outros a ser criados todos os dias. Alguns apenas diminuem o tempo de processamento do computador ou fazem aparecer mensagens pop ups, mas outros podem infetar sistemas operativos inteiros. Esta revisão vai mantendo o computador a funcionar perfeitamente. O fator primordial é a manutenção do software de antivírus atualizado para que ele trabalhe com o máximo da sua capacidade.

O excesso de arquivos criados que provocam desorganização e fragmentação dos dados, a longo prazo, pode reduzir o processamento. Com uma manutenção preventiva, eliminando arquivos inutilizados e os temporários, além da desfragmentação de disco regular, esse problema é reduzido.

Outro motivo pelo qual o computador pode ficar mais lento com o tempo é a falta de atualização dos patches de software. Porém, ter uma manutenção programada regularmente resolverá todos os problemas e fará com que o teu software funcione perfeitamente novamente.

O que é feito numa manutenção preventiva?

Limpeza do equipamento – A poeira é responsável por impedir o bom funcionamento do sistema de ventilação do computador e causar o aquecimento das peças. O recomendado é que a limpeza interna seja feita a cada três meses

Trocar a pasta térmica do processador – Esta pasta tem o papel de arrefecer o processador e precisa de ser trocada ao fim de algum tempo, o aconselhado é anualmente. 

Verificar malware – Alguns vírus consomem memória e processador do computador enquanto usamos a máquina, causando quedas bruscas de desempenho. Para evitar esse tipo de situação, além de manter o teu antivírus atualizado, faz checkups diários.

Atualização dos componentes – Há casos em que o computador já não suporta as versões mais recentes dos softwares, sendo preciso comprar componentes novos para manter a performance do mesmo.

Atualize os softwares – Outro ponto importante de uma manutenção preventiva é a verificação das atualizações de softwares. Elas são muito importantes para o bom funcionamento dos programas e para a segurança. Uma boa solução é utilizar softwares que automatizam o processo de atualização de patches ou que, pelo menos, envie notificações para avisar essa necessidade.

centro técnico

Porquê reparar no Centro Técnico YOU GET?

No centro técnico YOU GET podes agendar a tua revisão previamente. Os nossos orçamentos são gratuitos e ainda podes usufruir de entrega e recolha gratuita na tua morada de preferência. Prestamos também um serviço de diagnóstico de qualquer dispositivo eletrónico de forma absolutamente gratuita, onde nos dedicamos a fornecer a melhor qualidade de serviço, com a rapidez exigida pelos nossos clientes.

Mas não nos podemos esquecer que a You Get tem uma equipa de técnicos especializados, com experiência neste tipo de reparações. Não devemos, de forma alguma, tentar efetuar esta reparação em casa. Por norma, o que acontece é que acabamos por danificar vários componentes o que pode tornar a reparação mais complicada, vê mais neste post.

Ainda ficaste com dúvidas? Podes entrar em contacto connosco através do nosso site, do e-mail [email protected], das nossas redes sociais ou da nossa linha telefónica pelo 244 820 955.

 

Fonte: Razor Computadores

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓