fbpx

Geralmente quando pensamos em sustentabilidade associamos maioritariamente à indústria alimentícia, em que as empresas podem usar outro tipo de materiais para criar as embalagens dos produtos. A verdade é que a sustentabilidade não está só relacionada com a indústria alimentícia, como também não é só para a gestão de resíduos.

Falámos anteriormente sobre a Economia Circular e se ela seria o futuro para o planeta, agora, antes de explicarmos como estamos a implementar este modelo na nossa empresa, vamos de uma maneira sucinta, explicar a sustentabilidade.

Afinal o que é a Sustentabilidade?

Em 1987 surge a definição de sustentabilidade publicada pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMAD), eles definem que “O desenvolvimento sustentável visa melhorar as condições de vida de todos, preservando-se o meio envolvente a curto, mas também a longo prazo, tendo como objetivo um desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável.”

Integrar este modelo na nossa sociedade irá trazer enormes e profundas alterações na nossa maneira de viver o meio ambiente. Vejamos que para alcançar um desenvolvimento sustentável há questões como a eficiência energética, as alterações climáticas, o uso eficiente de recursos, a preservação da biodiversidade, o consumo sustentável e a justiça social que têm de ser pensada de maneira a criar um equilíbrio entre todas.

De 2 técnicos a 20: a nossa ascensão

Sempre que referimos que estamos a implementar este modelo, entendemos que ficam algumas dúvidas no ar. Assim decidimos que deveríamos explicar o nosso funcionamento e dar a conhecer o nosso trajeto deste “novo” conceito.

A P-Telemóveis foi criada em 2005, mas o nosso caminho começou a ser traçado em 2007 quando começámos a vender os primeiros equipamentos recondicionados como telemóveis e computadores. Esse recondicionamento era feito pelos fundadores da empresa, como resposta às necessidades da população da zona de Leiria.

Com o passar dos anos e a necessidade de dar uma resposta mais rápida, a nossa empresa foi crescendo até ao ponto de neste momento temos cerca de 20 Técnicos Especialistas em várias áreas da reparação eletrónica.

Porque temos uma economia circular?

Criar uma estratégia mais sustentável no mundo da tecnologia é algo complicado que envolve muita mudança. No nosso caso, tudo se resume à maneira como nós olhamos os nossos produtos e a maneira como os tratamos. Os nossos equipamentos usados ou recondicionados são adquiridos aos nossos fornecedores e geralmente são provenientes de empresas que fizeram upgrade tecnológico. Quando estes computadores ou telemóveis chegam, são sujeitos a uma revisão e manutenção de todos os componentes. Por exemplo no caso dos computadores são revistos os sistemas de refrigeração, massas térmicas e os discos HDD que podem ser substituídos por novos (SSD). Também são substituídos componentes de maneira preventiva, pois já sabemos que ao fim de algum tempo de uso eles começam a dar problemas. Assim, sabemos que o equipamento dura mais anos.

Além da limpeza interior e exterior do equipamento, procede-se também à verificação de todas as portas para garantir uma boa performance do equipamento.

Como colocámos em prática a sustentabilidade e a economia circular na nossa empresa?

Implementar este conceito a 100% é um desafio porque todos os dias nos deparamos com alguns problemas e consequentemente mais adaptações. O facto de conseguirmos reutilizar grande parte dos componentes faz com que não exista tanto desperdício de eletrónicos. Os equipamentos que ficam completamente obsoletos são enviados para a reciclagem de eletrónicos.

Estas ações podem parecer pequenas, mas nós sabemos que é um processo gradual, preciso e necessário para ajudarmos a nosso planeta. Assim, para além do recondicionamento de computadores e telemóveis, também repararmos outros eletrónicos que são trazidos pelos nossos clientes.

Estamos a tentar mudar a nossa posição no mundo e mostrar que conseguimos melhorar todos os dias para assim também darmos o exemplo. Assim, vamos criando ações de sensibilização à qual apelamos e incentivamos a que sejam feitas reparações dos equipamentos ou em caso de compra, que seja uma compra conscientes e ponderada.

A sustentabilidade e a economia circular são o futuro do nosso planeta e nós queremos participar nesta mudança.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓