fbpx

A Apple abriu caminho para a não colocação de carregadores nos novos modelos através do iPhone 12. Para a empresa, a ideia é poupar metais e tornar o transporte de telemóveis mais eficiente. Mas será que esta tendência veio para ficar?

Depois de concretizada a iniciativa da Apple, as críticas não tardaram. O lançamento do iPhone 12 foi alvo de controvérsia por não incluir carregador. Enquanto que para a marca esta decisão é sinónimo de sustentabilidade, para outros poderá ser uma questão rentabilidade financeira, uma vez que os carregadores são vendidos em separado. A verdade é que esta medida já valeu à marca poupar dois milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono (o equivalente a retirar 450 mil automóveis das estradas).

 

  Ainda não conheces a gama completa do iPhone 12? Espreita aqui!

 

Apple multada em dois milhões de dólares no Brasil por não incluir carregador no iPhone 12
Segundo a revista Visão, apesar dos benefícios acarretados pela iniciativa, a Procon-SP, entidade que defende os interesses do consumidor em São Paulo, não está convencida do argumento ecológico e multa a Apple em 8,71  milhões de euros. A entidade acusa a marca de “publicidade enganosa e vender um aparelho sem o carregador e termos injustos”.

Para além disto, a Procon-SP critica ainda a falta de assistência da marca aos utilizadores do iPhone 11 Pro que afirmam não ter conseguido reparar os equipamentos que aparecem com problemas relacionados com água e atualização do iOS. A Apple não reagiu oficialmente a esta multa, mas o sistema legal ainda lhe permite o recurso, caso assim o entendam.

 

Samsung e Xiaomi seguem as pisadas da Apple
A Samsung aproveitou a boleia e deixou de disponibilizar auriculares e carregador na gama S21. O objetivo é simples: minimizar o impacto dos produtos sobre o meio ambiente, afirmando que “cada vez mais utilizadores Galaxy estão conscientes da importância de fazer escolhas sustentáveis no dia a dia de forma a promover melhores hábitos de reciclagem”. A remoção dos auriculares e do carregador da nova série Galaxy S21 pode ajudar a atenuar o crescente problema do lixo eletrónico, bem como a duplicação desnecessária destes produtos. A Xiaomi também deixou de disponibilizar carregador com o lançamento do modelo Mi 11.

Os utilizadores Galaxy são, assim, incentivados a continuar a utilizar os auriculares e o carregador que dispõem de modelos anteriores e apenas os novos utilizadores irão precisar de adquirir estes itens separadamente. Em alguns casos, os carregadores estão agora disponíveis a preços mais baixos.

 

Mudança de costumes: primeiro estranha-se depois entranha-se
No mais recente Relatório de Progresso Ambiental a decisão de incluir um carregador nas caixas do iPhone 12 é relatada como tendo permitido poupar 861 toneladas de metais, incluindo cobre e zinco. Além disso, a ausência dos carregadores também tornou os transportes de telemóveis mais eficientes, com as paletes de carga a conseguirem carregar 70% mais caixas do iPhone 12.

Mudar costumes que estão enraizados na sociedade há décadas não é fácil. Nos primórdios da era mobile, cada modelo possuía o seu próprio carregador e auriculares, hoje, as marcas estão a apostar na redução do lixo eletrónico que isso representa com a retirada dos acessórios. A Apple foi a primeira a tomar estar iniciativa e estima-se que daqui em diante todas adotem esta estratégia. Samsung e Xiaomi também já seguiram as pisadas da multinacional norte-americana.

 

Comissão Europeia propõe carregador universal para a União Europeia
A Comissão Europeia vai retomar, no verão, a proposta para criação de um carregador universal na União Europeia (UE), abrangendo telemóveis, computadores e outros equipamentos, medida equacionada há vários anos e que conta com a resistência das tecnológicas. Esta ideia pretende reduzir a produção de resíduos eletrónicos e já foi por diversas vezes defendida pela Comissão e pelo Parlamento, mas tem merecido a oposição de empresas tecnológicas como a Apple.

A informação foi avançada pelo comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, “até ao final do verão, [a Comissão Europeia] irá apresentar uma proposta legislativa para conseguir um carregador universal” para telemóveis, tablets e computadores.

 

E tu, o que achas das iniciativas da Apple e da Comissão Europeia? Conta-nos tudo! 😊

 

Não percas: Descobre como surpreender a tua Super Mãe

Descobre como surpreender a tua Super Mãe

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓