fbpx
Android 11

Após muitos meses de testes, o Android 11 é finalmente lançado para os consumidores finais. O sistema operativo da Google para dispositivos móveis chega com maior foco em privacidade e notificações.

Entre os destaques do novo sistema, estão uma secção específica das notificações para conversas, permissões das apps que expiram, foca na casa inteligente, atualizações diretamente no Google Play e muito mais. Conhece os principais recursos a seguir.

Secção específica para conversas

As notificações das mensagens de qualquer app serão movidas para um espaço dedicado no Android 11. Isto torna mais fácil os utilizadores gerir as conversas num lugar apenas. Agora as conversas ficam numa secção específica do Android 11.

Bubbles: notificações em formato de bolha

Este recurso foi originalmente visto na versão de testes do Android 10, mas não foi lançado na versão final. As bolhas de notificação funcionam parecidas com o Facebook Messenger, onde os utilizadores poderão manter conversas de mensageiros acessíveis no ecrã enquanto acedem a outros ecrãs.

Mensagens prioritárias

Agora podes alterar a prioridade das mensagens que recebes nas notificações. Para que não percas a mensagem de contactos específicos, basta apenas marcá-lo como prioritário. Estas notificações serão exibidas mesmo que o telemóvel esteja em modo “Não perturbe”.

Controlos multimédia aprimorados

Os controlos de reprodução de áudio e vídeo estão reformulados, facilitando até mesmo a troca de qual equipamento está a ser reproduzida. Caso estejas a ouvir uma música num auricular e quiser alternar a reprodução para um altifalante, agora é possível.

Histórico de notificações

Agora, todas as notificações podem ser descartadas, até mesmo as que estão em andamento, muito comuns em aplicações que estão em segundo plano.

Se perdeste uma notificação importante, ou dispensaste alguma sem querer e gostaria de acede-la novamente, no Android 11 isso será possível. Ao aceder o histórico das notificações que dispensaste, poderás visualizar o conteúdo e o horário.

Permissões únicas

O recurso de permissão única permite que informes a uma aplicação que ela pode aceder ao microfone, câmara e localização apenas uma vez, no lugar de ter que escolher entre as opções “O tempo todo”, “Apenas quando estou a usar” ou “Nunca”.

Sendo assim, na próxima vez que a app precisar aceder a um destes itens, ela deverá novamente solicitar a permissão.

Permissões que expiram

Uma alteração bastante importante na segurança do Android 11 é a redefinição de permissões das aplicações que não são usadas há muito tempo. A mudança é útil no caso de apps instaladas para uma ocasião específica, para aplicações que mudaram a sua política de privacidade, ou tiveram problemas de segurança, por exemplo.

Capturas de ecrã com scroll

O Android 11 traz uma nova interface para a janela exibida quando o utilizador faz uma captura de ecrã. Além disso, também é possível realizar uma “Captura de ecrã com scroll”, permitindo que o print registe também as partes que estão ocultas do ecrã.

Gravação de ecrã nativa

Um recurso presente no iOS finalmente chega para os utilizadores do Android: a gravação de ecrã nativa. Antes, esta função dependia do fabricante para ser utilizada. Agora, todos os telemóveis com o Android 11 terão acesso a esta funcionalidade.

Menu com controlos de casa inteligente

No Android 11, a interface exibida quando pressionas o botão “Liga/Desliga” sofreu significativas modificações. Em vez de mostrar apenas as opções usuais de energia, agora a função exibe acesso ao Google Pay e inúmeras funções para casas inteligentes.

Android Auto sem fio

Se tiveres um veículo compatível, o Android Auto agora passa a funcionar sem fio para todos os telemóveis equipados com o Android 11. Assim, podes enviar uma mensagem de texto ou reproduzir um ficheiro de média sem precisar conectar o telemóvel ao painel com um cabo.

Atualizações pelo Google Play

Com novos recursos adicionados, agora os utilizadores poderão aceder a atualizações de segurança e privacidade diretamente no Google Play. Assim como atualizas as aplicações, agora podes atualizar o Android sem ter de esperar uma atualização completa.

Privacidade no Android Enterprise

Para aqueles que utilizam o Android Enterprise, o novo sistema trará a mesma privacidade disponível no modo pessoal. O perfil de trabalho oferece ferramentas para gerir os telefones dos empregados sem monitorizar as atividades de uso pessoal.

Ajustes no modo “Não perturbe”

O modo “Não perturbe” é um recurso fortemente indicado para aqueles que querem desligar-se do telemóvel por algum momento. Agora pode personalizar quais apps poderão exibir notificações mesmo que o modo esteja ativado.

Dark Mode programável

O modo escuro é uma função que já está presente no Android 10. No entanto, o novo sistema irá oferecer maiores opções aos seus utilizadores, como poder programar o modo escuro para alternar entre determinados horários do dia.

Modo avião não desliga o Bluetooth

Agora, o Android 11 não irá desabilitar o Bluetooth no Modo avião, evitando desconectar de gadgets que necessitam desta conexão.

O Android 11 já está disponível para os smartphones Pixel, OnePlus, Xiaomi, OPPO e Realme selecionados. Outros equipamentos receberão atualizações nos próximos meses.

 

Fonte: Canaltech

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓