fbpx
Android ainda domina

A luta pela predominância no mercado dos dispositivos móveis entre a Apple, com o iOS, e a Google, com o Android, é uma constante. Mesmo que esta duas empresas não o demonstrem abertamente, essa rivalidade existe e é o motor para muitas das novidades que muitas vezes surgem.

Os números são a prova mais firme que existe de mostrar esse domínio e um estudo agora apresentado mostrar que no mercado norte americano o Android mantêm a liderança, com mais de metade dos dispositivos em utilização.

Este novo estudo, feito pela empresa ComScore, abrangeu o último trimestre de 2014 e mostra de forma clara que o Android é o sistema operativo com maior predominância no mercado norte americano.

No período a que se refere o estudo apresentado o Android consegue ter uma expressão que mostra ter mais de 50% do mercado por sua conta. Em concreto são 52,3%, o que representa um aumento de quase 1% face aos números do trimestre anterior.

Em segundo lugar está a Apple, que consegue para o mesmo período 41,3% de quota de mercado, representando uma ligeira diminuição de 0,6%.

O terceiro lugar está guardado para o eterno concorrente destes sistemas, a Microsoft, com o Windows Phone. Os 3,6% de quota que tem representam um crescimento de apenas 0,1% face ao período anterior.

Mas o estudo da ComScore não se limitou a olhar para os números dos sistemas operativos e abrangeu também os fabricantes. Nesta área os números mostram uma realidade diferente, com a Apple a ser o fabricante com maior número de equipamentos.

Para o período abrangido pelo estudo a Apple mantêm o primeiro lugar da lista com 41,3%, tendo também uma ligeira diminuição de 0,6%, similar à que o iOS também tem.

Os lugares seguintes desta tabela são todos ocupados por fabricantes Android, com a Samsung a ser a mais bem posicionada com 29,3%, sem qualquer oscilação face ao período homologo.

De seguida temos a LG, a Motorola e a HTC com, respectivamente, 8%, 5,2% e 3,8%.

Uma última vertente deste estudo incidiu sobre as aplicações mais usadas por estes sistemas, com o Facebook a dominar de longe a lista.

A aplicação da rede social mais usada da Internet está presente em 69,7%, seguida pelo YouTube (54,5%), o Google Play (51,8%) e o Google Search (51,5%).

Estes números mostram que apesar do Android ainda dominar maioritariamente e ser o sistema operativo mais usado, é a Apple quem tem mais equipamentos em utilização.

Estes números explicam-se pela existência de diversos fabricantes a desenvolverem os seus dispositivos na plataforma da Google, ao passo que a Apple é a única a estar focada no iOS.

Não são números muito diferentes com os que se encontram na Europa e em diversas partes do mundo. Sendo um sistema mais aberto e acessível a qualquer fabricante e onde existe um leque muito alargado de ofertas, é normal e natural que os números incidam sobre o Android e que este seja a escolha mais óbvia dos consumidores.

info by www.pplware.sapo.pt

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓