fbpx
Actualizações Android

O tema da fragmentação no Android é recorrente. A profusão de modelos e de dispositivos leva a que seja quase impossível às marcas e aos utilizadores terem acesso às últimas versões deste sistema operativo.

São vários os factores apontados, mas quase sempre estas actualizações, mesmo prometidas, acabam por nunca ser disponibilizadas.

Um novo estudo mostrou agora quanto tempo demorou o KitKat a chegar aos mais importantes dispositivos, se eventualmente foi disponibilizado.

A análise a este tempo de disponibilização do KitKat nos principais modelos Android no mercado veio mostrar que nos casos em que estas actualizações foram disponibilizadas, elas demoraram muitos meses e que nem sempre foram sequer apresentadas aos utilizadores.

Este problema levanta ainda mais dúvidas sobre se algum dia a Google conseguirá uniformizar a disponibilização das suas versões mais recentes.

O processo de disponibilização destas novas versões está sempre na mão dos fabricantes. Após o lançamento de novas versões a Google disponibiliza o seu código fonte às marcas para que estas o adaptem e lancem para os seus dispositivos. A realidade é que são muitos os meses que as marcas demoram neste processo.

Este estudo, que vai um pouco mais além do tempo de disponibilização do KitKat e que compara também as diferenças dentro das próprias marcas e também entre equipamentos desbloqueados e de operador, traça um cenário que, mais uma vez, é bem conhecido de todos.

As actualizações do Android, salvo uma excepção – A própria família Nexus – demoram a surgir depois da Google apresentar o novo sistema operativo.

O gráfico abaixo mostra de forma clara as posições que as marcas têm em relação às actualizações. Os seis dispositivos apresentados são anteriores ao lançamento do KitKat, a 31 de Outubro de 2103, e nenhum trouxe consigo o Android KitKat.

Os valores apresentados são medidos em meses e representam o tempo que demorou a surgir uma actualização para a mais recente versão do Android.

À parte da Google e da linha Nexus, os tempos começa a subir de forma exponencial, revelando que as grandes marcas não são rápidas o suficiente a disponibilizar aos utilizadores as actualizações.

Curiosamente a Motorola e a HTC conseguem ser as mais rápidas nestes processos, demorando no primeiro caso pouco mais do que a própria Google, provavelmente fruto da sua anterior posse, e no segundo caso apenas 1 mês.

A Samsung, que é actualmente a maior marca a comercializar dispositivos Android deixa os seus prazos crescerem em demasia. Por fim temos a LG que demorou quase 5 meses a colocar o KitKat no seu LG G2.

De referir que nos casos da Samsung e da LG parte do problema estará relacionado com as camadas de software adicionais que estas marcas colocam no Android e que alteram de forma muito profunda o próprio sistema operativo, alargando ainda mais o tempo de disponibilização das actualizações.

Mesmo com estas condicionantes e justificações, a demora na disponibilização de actualizações torna-se um elemento que deixa os utilizadores do Android com uma imagem pouco positivas do mesmo e das próprias marcas.

A Google tem feito um trabalho bastante grande no sentido de garantir aos utilizadores actualizações para os seus dispositivos, mas o problema fica sempre do lado dos fabricantes e da sua vontade e capacidade de produzir essas actualizações.

info by www.pplware.sapo.pt

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓