fbpx
Android L

Os dispositivos móveis por norma estão “presos” a um único utilizador, tendo este concentrado na sua conta todos os seus dados e as suas aplicações. Esta verdade já não é aplicada nos tablets, pelo menos no universo Android, onde existe a possibilidade de haverem vários utilizadores configurados no mesmo aparelho.

Mas a Google pode estar a preparar uma mudança radical nesta funcionalidade, ao preparar-se para dar também aos smartphones Android a possibilidade de terem vária contas por dispositivo.

Esta novidade pode estar a ser preparada para chegar já na próxima versão do Android a ser lançada, a L, conhecida na última conferência I/O.

A funcionalidade de multi utilizadores está já implementada e será disponibilizada na próxima versão pública do Android.

A ideia descrita pelo utilizador não se focava na possibilidade de ter multi utilizadores activos, mas sim algo similar ao que já se vêm noutros sistemas móveis, onde é possível criar zonas de acesso mais controlado e com restrições, dando acesso apenas a um conjunto limitado de aplicações.

A resposta apesar de bem explicita deixa algumas dúvidas no ar. A primeira é se será um modo Kids, como existe por exemplo no Windows Phone ou se será mais abrangente com a possibilidade de criar utilizadores distintos.

A segunda dúvida é quando será disponibilizada essa funcionalidade, se na próxima versão pública do Android L ou se noutra qualquer actualização que surja no KitKat.

Esta funcionalidade tem sido implementada de forma autónoma ao Android por alguns fabricantes, sempre numa perspectiva mais virada para as crianças e para a limitação do acesso a áreas mais sensíveis do Android, mas não é de ignorar a possibilidade de a ver aplicada noutras áreas, tais como a separação entre dados e contas de cariz pessoal e empresarial.

Está então a caminho uma das funcionalidades que se esperava que a Google implementasse a curto prazo. A maioria dos sistemas concorrentes já o tem e com um grande utilização e satisfação elevado.

info by www.pplware.sapo.pt

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓