fbpx
Big Sur

Durante a WWDC 2020, a Apple revelou o novo sistema operativo para MacBooks e iMacs: o macOS Big Sur. Com um design renovado, trata-se da maior mudança desde o macOS 10 – trazendo elementos do iOS e unindo ainda mais as plataformas. Um dos destaques da apresentação foi a compatibilidade com aplicações de iPhones e iPads.

Infelizmente, a implementação deste recurso acontecerá apenas em equipamentos que contém os chips recém-anunciados exclusivos da marca. Para instalar as apps – previstas para o fim do ano –, bastará aceder a Mac App Store, que exibirá as opções junto aos exclusivos para o macOS.

Tudo seguirá o padrão translúcido utilizado pelos SOs da Maçã. Quanto às funcionalidades, podem ser citados um centro de controlo personalizado, por meio do qual será possível ajustar brilho e ativar o modo “Não perturbe”, e um novo modo de notificações que centralizará mensagens correlatas num único local.

Aparência renovada

Aplicações como Mail, Photos, Notes e iWork foram completamente redesenhadas, e funções semelhantes às anunciadas para o iOS 14 também estarão presentes no macOS Big Sur, como as de organização de mensagens e stickers produzidos a partir de Memojis. Implementações realizadas no Maps não ficaram de fora.

De acordo com a Apple, “toda a experiência será mais focada, nova e familiar, reduzindo a complexidade visual e colocando o conteúdo dos utilizadores em primeiro plano.” Por isto, nem os botões da dock escaparam das alterações, num esforço da empresa para tornar o seu ecossistema ainda mais consistente.

Uma grande mudança também chegou ao Safari, que promete ser 50% mais rápido que o Chrome e permitirá visualização de mais separadores no ecrã, trazendo um início personalizado, além de tradução automática nativa, capaz de lidar com sete idiomas.

Ao passar o rato sobre um separador, o utilizador poderá visualizar a página em questão. Suporte a extensões construídas para outros browsers faz parte das funcionalidades.

Em relação à privacidade, a loja de aplicações do Big Sur incluirá os tipos de dados coletados e se estas informações serão partilhadas com terceiros.

Já os desenvolvedores poderão aproveitar novas aplicações Catalyst, utilizados para quem quer levar apps do iOS para o macOS Catalina de forma otimizada. Por fim, o SwiftUI recebeu atualizações e será possível criar aplicações versáteis para o ecossistema da Maçã, além de adicionar funcionalidades personalizadas para Mac.

Assim como o iOS 14, as atualizações priorizam os equipamentos recentes, mas a Apple também disponibiliza os upgrades para computadores mais antigos. Abaixo está a lista de Macs, iMacs e MacBooks que terão o suporte para o macOS Big Sur:

-MacBooks de 2015 em diante
-MacBooks Air de 2013 em diante
-MacBooks Pro do final de 2013 em diante
-iMacs de 2014 em diante
-iMacs Pro de 2017 em diante
-Mac mini de 2014 em diante
-Mac Pro de 2013 em diante

Fonte: tecmundo

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓