fbpx
Apple M1

A Apple com o M1 veio mudar as regras do mercado e criar uma nova proposta que revolucionou os SoC e os processadores dos PCs. Esta sua proposta tem níveis de desempenho únicos e que ultrapassam quase tudo o que está no mercado. Sabe-se, no entanto, que a Apple não vai querer ficar por aqui.

A Apple está a trabalhar num novo processador baseado em ARM com até oito ou doze variáveis de núcleo no primeiro lançamento a 2021 e até 32 núcleos de CPU de alto desempenho que devem aparecer em computadores Mac no final do ano de 2022.

De acordo com a informação, o Chipset de 32 núcleos estará disponível em 2022 num novo “Mac Pro” que terá metade do tamanho do original.  A Apple também está a desenvolver até 16 núcleos de desempenho + CPUs de 4 núcleos de eficiência para o novo MacBook Pro e iMac, que estarão disponíveis na primavera de 2021.

Embora a Apple esteja a fabricar processadores com 16 núcleos de CPU de alto desempenho, pode optar por processadores com 8 ou 2 núcleos, dependendo do volumo de produção. A Apple também está a desenvolver Chipsets com mais núcleos de GPU. O actual Chipset M1 vem com sete ou oito núcleos de GPU, e a Apple está a testar modelos de 16 GPUs e 32 GPUs, e a desenvolver um Chipset de 128 núcleos até ao final de 2021 ou 2022.

Sem NVIDIA e INTEL

Os primeiros computadores da Apple, o Mac, foram lançados com o seu Chipset, onde se inclui o novo MacBook Air, MacBook Pro e Mac mini, todos usando o Chipset M1 da Apple, que possui uma CPU com quatro núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de alta eficiência. Os computadores mais poderosos da empresa, como o Mac Pro, ainda usam o Chipset Intel. A Apple afirma que pretende converter toda a linha de produtos Mac para os seus Chipsets dentro de dois anos.

Processador M1 é fruto de 10 anos de trabalho

O engenheiro revelou que o primeiro processador ARM de 64-bit da Apple foi o A7, lançado em 2013 com uma arquitetura de instruções personalizadas (ISA). Isto significa que a arquitetura ARM64 nasceu bem antes da própria ARM ter colocado o seu design à disposição de terceiros.

O engenheiro afirmou ainda que a Apple tinha iniciado os seus trabalhos no ARM64 em 2010. Na data do seu lançamento (2013) estava tão à frente do seu tempo que apanhou a Samsung e a Qualcomm de surpresa.

Apple evoluiu muito em apenas uma década

Para termos uma ideia, o A7 tinha 2 núcleos que corriam a 1.3GHz enquanto o atual A14 oferece 6 núcleos a 2.99GHz, para além de um GPU de 4 núcleos e um motor neural de 16 núcleos. Já os Mac com M1 dispõem de processadores com 8 núcleos a correr a 3.2GHz, GPU de 8 núcleos e motor neural de 16 núcleos. Ou seja, o desempenho dos Mac com M1 não deriva do conjunto de instruções da arquitetura ARM. Pelo contrário, o conjunto de instruções da arquitetura ARM é tão superior graças ao trabalho desenvolvido pela Apple há mais de uma década.

Fonte: androidgeek, 4gnews

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓