fbpx
Android Lollipop vs iOS 8

O sistema operativo móvel da Apple, o iOS, sempre foi elogiado pela sua elevada estabilidade face ao maior concorrente, o Android. Há muitos motivos que podem justificar esse facto, como por exemplo a qualidade de produção supostamente superior da Apple ou a enorme diversidade de dispositivos compatibilizados pelo Android, que lhe pode causar maior susceptibilidade a falhas na estabilidade.

Seja qual for o motivo, isso deixou de ser verdade com o lançamento do Android 5.0 Lollipop, que se apresenta mais estável que o iOS 8.

Em certa altura e durante um tempo considerável, o Android foi visto como um sistema operativo pouco maduro, com algumas incongruências nos seus alicerces. A cada nova versão que surgiu, muitos desses problemas foram sendo atenuados ou mesmo eliminados, até que o trabalho desenvolvido pela Google chega ao nível dos “mais exigentes”.

Quem confirma isto é a Criterisism, uma empresa que analisa o desempenho das aplicações móveis. Há muitas razões para que as aplicações falhem, desde problemas no sistema operativo, problemas específicos do dispositivo ou mesmo escassez de memória.

Actualmente, a taxa de falhas no Android Lollipop é de 2,0%, enquanto que no iOS 8 atinge os 2,2%.

O mais curioso não é olhar isoladamente para os números mas sim para a sua evolução. No caso do Android, a taxa de falhas nas versões 4.0 Ice Cream Sandwich e 4.4 KitKat é a mesma, de 2,6%. Isto demonstra uma evidente melhoria na estabilidade geral do sistema para a versão Lollipop (2,0%).

Já no que diz respeito ao iOS, a taxa de falhas no iOS 7 é de 1,9%, sendo evidente uma diminuição da estabilidade na versão mais recente (2,2%). Analisando a periodicidade com que foram lançadas actualizações no iOS 8 e as correcções listadas em cada actualização, esta versão demonstra-se claramente como a versão do iOS mais problemática de sempre.

A Apple está atualmente a trabalhar numa para o iOS 8.2, que será lançada com o WatchKit SDK, preparada portanto para o Apple Watch a lançar em Março.

info by www.pplware.sapo.pt

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓