fbpx
Apple lança iOS 8

Em Junho deste ano, a Apple apresentou o IOS 8. Após o anúncio e da mostra de muitas novidades e alterações, a Apple lançou várias versões beta e fomos acompanhando a maturidade de um sistema operativo que se pretende forte, seguro e dinâmico.

Hoje a Apple lança finalmente a versão final do iOS 8 e traz aos iDevices uma nova fase de ferramentas. Vamos conhecer as novidades apresentadas.

Teve início no iOS 7 a grande mudança, não foi só a interface gráfica mas as alterações foram mais profundas, a própria arquitectura foi totalmente redesenhada e o novo sistema operativo móvel da Apple apresentou-se com outro conceito. O iOS 8 promete mais interacção com o utilizador, tirar mais proveito dos dispositivos e uma maior qualidade de dados recolhidos.Como referimos foi com iOS 7 que se estabeleceu uma nova fasquia para o sistema operativo da Apple, mais limpo, mais sóbrio com cores mais impulsivas.

Design

A fasquia, no iOS 8 está mais alta, mais polida e ainda mais optimizada. É um design com novidades que facilitam a navegação. O bom gosto e a qualidade dos conceitos obrigam a um desenvolvimento de aplicações com mais naturalidade e modernidade. As funcionalidades mais usadas no dia a dia estão ainda melhores e há outras novas que o deixarão fazer coisas em que nunca tinha pensado.

Saúde

Aqui está um novo pilar basilar deste novo sistema operativo. O conceito de wearable caminha para termos uma avaliação dos nossos hábitos, através dos sinais vitais, sempre monitorizados no nosso smartphone, smartwatch e tablet. Então a Apple desenvolveu uma app, ou um sistema, que recolhe uma panóplia de dados, uns de forma automática via dispositivos conexos e outros manualmente. Esta é uma nova forma de usar os seus dados de saúde e desporto.

Na nova app Saúde pode saber tudo sobre a sua saúde e actividade desportiva. A Apple criou também uma nova ferramenta para os programadores chamada HealthKit, que pode ser usada para que as apps de saúde e desporto trabalharem mais e melhor em conjunto. Tudo para o seu bem-estar. Assim se podem começar grandes avanços na área da saúde.

Partilha com a família

Cada vez mais os dispositivos Apple estão a ser usados por toda a família e é necessário a Apple conjugar as contas, os perfis, a segurança e privacidade de cada um dos elementos das famílias. Partilhar os seus conteúdos com a família tornou-se mais simples.

Graças a esta nova funcionalidade, vai reinar a harmonia na vida digital dentro das famílias que hoje já usam os iDevices. As compras feitas no iTunes, iBooks e App Store podem ser partilhadas entre seis pessoas da sua família, mas sem terem de partilhar contas. Pague as compras com um só cartão de crédito e aprove os gastos dos seus filhos directamente no seu dispositivo. Partilhe fotografias, um calendário de família e muito mais que irá poder explorar já a partir de hoje. Isto vem facilitar em muito a utilização e partilha dos gadgets da Apple entre a família.

Ficheiros de todos os tipos, agora em todos os seus dispositivos. Este é um desejo que se faz ouvir há muito, até porque é já uma banalidade noutros serviços cloud.

iCloud Drive

A partir do iOS 8 já pode trabalhar com qualquer documento e em qualquer dispositivo. Com o iCloud Drive guarda, com toda a segurança, as suas apresentações, folhas de cálculo, ficheiros PDF, imagens e qualquer outro tipo de documento no iCloud. Ficam à sua disposição no iPhone, iPad, iPod touch, Mac ou PC.

Ainda não é o ideal para um serviço cloud, mas é mais um passo. Poderá em breve haver maior abertura a um serviço que se espera ser alternativa às melhores opções do mercado neste segmento.

Fotografias

Cada vez mais os utilizadores do iPhone usam a app Fotografia. Fazem mais fotografia, partilham mais e precisam de outras alternativas. O iOS 8 veio colocar um pouco de ordem neste campo, até porque anteriormente havia um pouco de confusão na partilha das imagens entre dispositivos da marca. Agora pode ter as suas fotografias em todos os seus dispositivos mas com uma lógica e rigor.

Por causa do iPhone, as pessoas fazem cada vez mais fotografias e vídeos. À medida que o número de ficheiros aumenta é importante guardá-los em segurança mas ao mesmo tempo tê-los sempre acessíveis. É precisamente para isso que serve a nova app Fotografias e a nova Fototeca iCloud.

Fototeca iCloud

Como a sua câmara está sempre à mão, as suas suas fotos todas também estão. Assim, as suas fotografias e vídeos estão agora no iCloud. É por isso que pode ver tudo em qualquer dispositivo, sempre e onde quiser, seja uma fotografia da semana passada ou do ano que passou. Tudo se tornou mais fácil de gerir, e gerir conteúdos multimédia não é de todo simples.

Mensagens

Com a app Mensagens no iOS 8 é fácil captar qualquer som (a sua voz ou uma música) e juntá-lo à conversa. Basta tocar sem largar no novo botão do microfone para gravar o que quiser e depois passar o dedo para enviar. Esta é uma novidade que outras apps já traziam e fazia falta na app de mensagens da Apple. Agora já tem.

Mas há mais, pois agora é fácil enviar vídeo!
Esta nova app de mensagens permite o envio de um vídeo ou de uma imagem ao alcance de um toque, tudo muito bem organizado dentro da aplicação em menus muito explícitos.

As mensagens de grupo são outra das boas novidades.
Inicie uma conversa de grupo e dê-lhe um nome como “Equipa do Pplware” ou “Grupo de BTT”. É fácil adicionar e remover quem quiser ou sair da conversa quando lhe apetecer. Se preferir, active a opção Não incomodar e leia as mensagens quando tiver tempo.

Partilhe a sua localização na app de mensagens.
Agora é fácil responder quando lhe perguntam “Onde estás?”. Partilhe um mapa da sua localização com quem quiser durante uma hora, até ao fim do dia ou indefinidamente. Caso os outros participantes na conversa tenham partilhado a localização, também pode ver por onde andam. Óptimo para explicar alguém de como chegar até nós. Sim, também apenas com um clique.

Tudo isto e muito mais numa app que é das mais usadas dentro do sistema operativo. Por esta razão, vemos que a Apple teve um especial cuidado, aperfeiçoou as ferramentas e incluiu outras para aumentar a utilidade desta app. Vai dispensar certamente outras de terceiros, até porque agora pode receber a mesma mensagem no iPhone, no iPad ou no Mac… basta parametrizar… é um ecossistema muito interessante este novo do iOS 8.

Teclado

Pois bem, este era um calcanhar de Aquiles. Fazia falta mais velocidade na escrita, mais opções. Um tamanho não serve para todos e a Apple mais dia menos dia tinha de ouvir os queixumes, tinha de alargar a oferta.

O iOS 8 traz as maiores alterações ao teclado desde o primeiro iPhone. Quando está a escrever, só tem de escolher com um toque a melhor sugestão para a palavra seguinte. Pela primeira vez, também vai poder usar teclados criados por outras empresas. Nunca mais vai escrever da mesma maneira, o que ajudará a melhorar a velocidade da escrita.

Agora pode escrever frases inteiras com apenas alguns toques. Isto porque o iOS 8 vai sugerindo palavras ou frases baseando-se em conversas anteriores e na sua forma de escrever. O iOS 8 tem em consideração o estilo menos formal que poderá usar nas Mensagens e a linguagem mais formal que provavelmente usa no Mail. Também se adapta à pessoa com quem está a conversar, porque não fala com a sua esposa da mesma forma que fala com o seu patrão. Os dados da sua conversa são mantidos apenas no dispositivo, permanecendo sempre privados. Mas há muitas alterações nesta área. Vai gostar de conhecer. Nada que não seja conhecido noutros sistemas, mas finalmente chegou ao iOS. O importante é ter… antes tarde que nunca!

Novas soluções para teclado de terceiros

Aqui é realmente um grande salto. Passe o dedo em vez de escrever ou escolha o estilo de teclado clássico. Pela primeira vez o iOS 8 permite que os programadores acedam ao teclado e, por isso, escolher o método de introdução ou a disposição de que mais gosta com as novas opções existentes.

É algo que só no iOS 8 poderá ter. Uma união de funcionalidade entre os vários sistemas operativos da Apple. Desde sempre que os produtos Apple sabem trabalhar muito bem em conjunto, mas agora prepare-se para ficar surpreendido. Com o iOS 8 e o OS X Yosemite vai fazer mais do que nunca.

Com o Handoff pode retomar tudo onde ficou

Pode começar a escrever um e-mail no iPhone e continuar no Mac. Navegar na Internet no Mac e continuar na mesma página no iPad. Tudo acontece automaticamente quando os dispositivos têm sessão iniciada na mesma conta iCloud. O Handoff é compatível com o Mail, Safari, Pages, Numbers, Keynote, Mapas, Mensagens, Lembretes, Calendário e Contactos e os programadores também podem integrá-lo nas suas apps.

Está lá no iPad e no Mac

O iPhone não está sempre consigo quando recebe uma chamada. Pode estar a carregar na sala ou no fundo da mochila, mas o Mac ou iPad está mesmo ali ao pé. Agora pode fazer e receber chamadas nesses dispositivos, desde que o iPhone com iOS 8 esteja ligado à mesma rede Wi‑Fi. As chamadas recebidas mostram o nome, o número e a fotografia do contacto. Basta clicar na notificação ou passar o dedo para atender, ignorar ou responder com uma mensagem rápida. Fazer uma chamada do iPad ou Mac é igualmente simples. Toque ou clique num número de telefone nas apps Contactos, Calendário ou Safari. Tudo funciona com o número do seu iPhone, por isso não precisa configurar nada.

Envie qualquer tipo de mensagem de texto de qualquer dispositivo.

Conversar com amigos e familiares que não têm iPhone é agora mais fácil, porque pode enviar e receber mensagens SMS e MMS diretamente no iPad ou Mac. Por isso, quando um amigo envia mensagens de texto a partir de qualquer tipo de telefone, pode responder com o dispositivo que quiser e iniciar uma conversa no iPad ou Mac clicando num número de telefone no Safari, Contactos ou Calendário.

Quem precisa de Wi‑Fi?

Se não tiver uma rede Wi-Fi, pode ativar o hotspot pessoal do seu iPhone para ligar o iPad ou Mac. Com a nova funcionalidade Instant Hotspot, o nome do iPhone aparece na lista de redes Wi-Fi em Definições no iPad e no menu Wi-Fi no Mac. Basta selecionar e já está. E quando não está a usar a rede do telefone, os dispositivos desligam-se automaticamente para poupar bateria.

O aspecto dos populares separadores que conhecemos no Safari para iPhone foram portados para iPad, mas com muito mais usabilidade, pois os novos botões permitem que veja as tabs lado a lado e possa abrir ou fechar com um só toque. Pode usar gestos para arrastar janelas e movimentar facilmente para gerir o que está em aberto. Mas há mais, muito mais. Facilmente pode ver o que tem aberto nos seus outros dispositivos Apple, numa grelha em baixo e utilizar essa mesma partilha com toda a facilidade. É como se trouxesse consigo sempre o seu browser de um lado para o outro mas sempre com dispositivos diferentes,

A Apple quer acabar de vez com as carteiras e com os cartões de pagamentos. Com o anuncio do Apple Pay, os utilizadores passarão a poder efectuar pagamentos com o seu iPhone recorrendo para isso à tecnologia NFC e também ao TouchID (one touch check-out) para que o processo seja o mais simples e seguro possível. Está também prevista a integração com o Passbook.

Mas há muitas outras novidades que poderá ver no seu iOS 8. Novos quadros, opções que foram melhoradas e conjugações de funcionalidades. Nos próximos dias iremos explorar este leque de melhorias e de novas oportunidades de utilização dos iDevices e traremos bons guias para que possa tirar mais e melhor proveito do seu iPhone, iPad ou iPod Touch.

O meu iPhone, ou iPad ou iPod Touch é compatível?

Os dispositivos compatíveis com o novo iOS 8 são: iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPhone 6, e iPhone 6 Plus. Também o iPad 2, iPad 3ª geração, iPad 4ª geração, iPad Air, iPad mini e iPad mini com ecrã Retina, são compatíveis. No que toca ao iPod, só é compatível o iPod touch 5ª geração.

Uma sugestão para quem tem um iPhone 4S e um iPad 2. Esperem dois ou 3 dias. Deixem fazer alguns testes, deixem alguns utilizadores testarem, queixarem-se para verificar se o upgrade não compromete o desempenho.

Como posso fazer a actualização?

Vai a Definições > Geral > Actualização de software. Irá verificar que, se tem a versão iOS 7, o sistema mostrará uma nova versão disponível. Se tem a versão iOS 8 beta ou a GM Abra o iTunes e faça Restaurar iPhone. Caso não consiga restaurar então então o mais provável é terem de executar o modo DFU e restaurar o vosso dispositivo para a versão “oficial” do iOS, aí irá ser instalado o iOS 8 versão final.

Tenham em atenção…

Alertamos para que os utilizadores do iPhone 4S tenham alguma paciência, esperem dois dias ou três antes de instalarem o iOS 8. Iremos instalar e verificar a usabilidade do novo sistema no iPhone 4S. Se essa usabilidade, fluidez não for a desejável, fica a sugestão de se manterem na versão anterior… ou então avancem para a nova versão à vontade, mas lembrem-se, o downgrade poderá deixar de ser possível!

Para quem tem jailbreak também não deve fazer actualização, por motivos óbvios!

Estes artigos também são interessantes ↓