fbpx
iOS 9

O iOS 9 é a próxima versão do sistema operativo móvel da Apple que se espera que venha a ser lançada para testes. Ainda em desenvolvimento, espera-se que seja apresentado ao público já em breve, na WWDC 2015.

Se ainda há muito para fazer, para tornar esta versão do iOS utilizável, começam a surgir rumores de novas funcionalidades que vão surgir.

Uma que deixará muitos desapontados é a provável segurança adicional que vai ser implementada e que será provavelmente o fim do jailbreak no iOS.

Do pouco que já se sabe sobre esta nova versão do iOS, estima-se que não seja uma versão que marque uma quebra com o passado recente.

Deverá ser antes uma versão que se dedicará a conseguir trazer alguma estabilidade e melhorias de performance aos dispositivos móveis da Apple, em especial aos mais antigos.

A Apple precisa de amadurecer as novidades que tem apresentado ao longo dos últimos meses, e que tem incorporado no iOS, e aproveitará o iOS 9 para o fazer, deixando de fora novos efeitos ou novas funcionalidades para o utilizador.

Uma das novas funcionalidades, que se especula que venha a surgir, é uma nova camada de segurança adicional, que se chamará Rootless, e que conseguirá dar uma ainda maior segurança aos utilizadores e aos seus dados, agindo ao nível do Kernel e bloqueando o acesso a zonas sensíveis do sistema mesmo a utilizadores com permissões de administração.

A Apple quer trazer o Rootless não apenas para o iOS, mas deverá alargá-lo ao seu sistema operativo de desktop, OSX.

Com esta nova protecção no seu sistema, a Apple quer garantir a máxima segurança aos utilizadores, protegendo-os contra todo o tipo de ataques e de problemas que possam surgir, ao mesmo tempo que garante a protecção dos dados dos utilizadores e acessos não autorizados ao mesmo.

Mas esta nova funcionalidade de segurança poderá ter um efeito perverso para todos os que se dedicam a quebrar as medidas de segurança da Apple. Será ainda mais difícil ou até mesmo impossível descobrir uma forma de realizar jailbreak do iOS e simplificá-la para qualquer um a fazer.

A comunidade que se dedica a conseguir esta tarefa tem estado bloqueada e não existe neste momento qualquer solução utilizável para as mais recentes versões de iOS, o que pode significar que a Apple possa ter já parte do Rootless implementado.

O empenho da Apple no Rootless é grande e a empresa quer que esta seja uma protecção segura e que consiga dar uma garantia extra aos utilizadores dos seus sistemas operativos.

Curiosamente fala-se que o Rootless estará bloqueado no iOS e que poderá ser desligado no OSX, o que mostra que a Apple está claramente a querer proteger o seu sistema operativo móvel de ataques e até de formas de se conseguir realizar o jailbreak.

Tudo será revelado na WWDC 2015, onde todas estas novidades e até o próprio iOS 9 será dado a conhecer.

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓