fbpx
iphone teardown

Em novembro do ano passado, o Parlamento Europeu aprovou uma diretiva que obriga os fabricantes a indicar o índice de reparabilidade dos seus produtos. Esta não se aplica a todos, mas abrange a maioria dos equipamentos. A reparação de um equipamento eletrónico não é, muitas vezes, um processo barato. No entanto, não nos podemos esquecer do impacto ambiental que as reparações podem ter.

indice de reparabilidade

Direito a Reparar: apoio aos mercados de segunda mão e o apoio à produção sustentável

Os eurodeputados aprovaram o ‘direito à reparação’ para tornar as reparações “mais atrativas, sistemáticas e eficazes ao nível de custos, quer alargando as garantias, fornecendo garantias para as peças substituídas ou melhor acesso à informações sobre reparação e manutenção“.

O texto aprovado propõe novas regras para a eliminação dos entraves jurídicos que impedem a reparação, revenda e reutilização dos equipamentos.

Numa tentativa de reduzir o desperdício e o lixo eletrónico, a França aprovou uma lei no início deste ano que requer que as fabricantes divulguem os índices de reparabilidade dos seus produtos.

Neste momento, 5 produtos vendidos em França – smartphones, laptops, televisões, máquinas de lavar e cortadores de relva – são obrigados a mostrar um índice de reparação junto ao preço. 

As pontuações, compiladas pelas próprias empresas usando tabelas detalhadas, cobrem cinco categorias. Cada uma vale 20 por cento: documentação, a simplicidade de desmontar o equipamento, o preço das peças, a sua disponibilidade e ativos específicos do produto.

 

reparar_iphone_fr_1

Apple mostra se é difícil reparar o iPhone

A Apple começou agora a cumprir a indicação no único mercado europeu que está a forçar esta regra. No site francês a marca tem assim este valor para o iPhone e para os Mac. Fica representado o índice de reparabilidade do iPhone, com um valor de 6 para o iPhone 12. Os restantes modelos seguem uma pontuação próxima com o iPhone 11 a ter 4,6, o iPhone XR a ter 4,5, a mais baixa, e o iPhone SE (2020) a ter 6,2, a mais elevada.

No campo dos Mac, os novos MacBook com M1 tiveram 6,5 no modelo de Air de 13 polegadas, 5,6 no modelo Pro de 13 e 6,3 no modelo de 16 polegadas.

Apesar de ser um valor obrigatório por lei, as multas por incumprimento apenas vão começar a ser aplicadas em 2022.

 

reparabilidade_mac_fr_4 reparabilidade_mac_fr_3 reparabilidade_mac_fr_2

 

Fonte: iFixit

 

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓