fbpx
Apple

O caso que envolvia a Apple remonta a 2005 e pretendia provar que a empresa de Cupertino tinha colocado limitações no seu software iTunes 7.0 para impedir que os iPods tivessem problemas em funcionar com músicas compradas a empresas concorrentes.

Mas o colectivo de 8 jurados decidiu que a Apple não violou qualquer lei da concorrência e que todas as medidas aplicadas ao iTunes visavam apenas garantir a segurança dos utilizadores.

A Apple conseguiu assim livrar-se de um processo que poderia ter levado a empresa a pagar mais de mil milhões de dólares.

Os queixosos neste processo alegavam que a versão 7.0 do iTunes veio introduzir alterações ao funcionamento do iPod que o tornava incapaz de usar músicas que tivessem sido compradas noutras lojas.

Mas a Apple conseguiu provar em tribunal que todas as alterações impostas nessa versão se destinavam apenas a garantir a máxima segurança dentro do seu ecossistema, que englobava não apenas o iTunes, mas que se estendia ao iPod e até à sua loja de música.

Este julgamento durou apenas duas semanas e colocou frente a frente a Apple um grupo alargado de queixosos, que pretendiam provar as supostas más intenções da Apple, que teria tomado medidas específicas contra empresas e lojas concorrentes que tivessem a capacidade de vender música.

O pedido de indemnização por parte dos queixosos estava fixado em mil milhões de dólares, mas a Apple conseguiu provar ao júri de 8 elementos que não houve qualquer intenção de excluir as empresas rivais do seu iTunes, mas que ao aplicar as ditas medidas de segurança acabou por impedir essa utilização.

O veredicto deste júri declarou de forma unânime que a Apple é inocente neste caso e que “as melhorias aplicadas no firmware e software do iTunes 7.0 foram melhorias genuínas do produto”.

Mesmo com esta decisão favorável à Apple, os queixosos vão avançar para as instâncias superiores de forma a conseguirem contrariar a decisão agora obtida e provar a culpa da Apple.

Durante duas semanas foram reveladas várias situações comprometedoras para a Apple, sendo apresentadas com o intuito de proteger os utilizadores, mas que revelaram uma postura de controlo e de tentativa de monopolizar o mercado e a utilização os seus dispositivos dentro do seu ecossistema.

A decisão do colectivo é consensual e unânime. Todos os elementos do júri votaram na inocência da Apple e assim o caso fica para já encerrado. Caso pretendam ler o veredicto e a decisão tomada, podem aceder ao seguinte link.

Está assim, aparentemente, terminado mais um caso que colocava a Apple frente a um grupo de queixosos, que pretendia ver provado que as medidas que foram tomadas pela Apple eram prejudiciais para si, ao contrário do que era argumentado.

info by www.pplware.sapo.pt

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓