fbpx
iPhone 6 na China

Finalmente, o governo Chinês concedeu ao iPhone 6 a licença necessária para que este dispositivo seja comercializado no país, no entanto um regulador do governo Chinês exigiu à Apple algumas alterações de segurança no iOS, de forma a corrigir supostos “erros” existentes no Software. Só após essas alterações poderá então ser comercializado o dispositivo no país.

Após semanas de especulação, devido ao atraso da aprovação desta licença, esta terça-feira o regulador Chinês através de um artigo on-line confirmou que o Ministério da Industria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) concedeu finalmente a licença de acesso à rede ao iPhone 6.

No entanto durante este processo de aprovação, o regulador Chinês inspeccionou o dispositivo de forma a poder encontrar possíveis falhas no Software. Supostas falhas que têm sido também divulgadas por vários meios de comunicação social. No seu artigo on-line, o regulador identifica três serviços de segundo plano que, segundo ele, poderão ser explorados para obter informações dos utilizadores.

Segundo os reguladores chineses esta é uma grande falha de segurança, pois estes serviços podem ser explorados por Hackers de duas formas. Estas falhas identificadas apontam que as informações privadas dos utilizadores podem ser roubadas quando o equipamento for para reparação, por exemplo. Mas também poderão haver invasões so sistema através de dispositivos autorizados que se conectem ao equipamento do utilizador sem consentimento do mesmo.

Estas foram as exigências feitas pelo governo Chinês, no entanto em resposta ao governo Chinês, a empresa de Cupertino afirmou que esses três serviços de segundo plano são apenas ferramentas de diagnóstico e que a empresa nunca irá interferir com as informações privadas dos utilizadores. Na mesma resposta a Apple afirma também que com o lançamento 8OS 8 tomou medidas para que seja mais difícil explorar essas mesmas aplicações. A empresa prometeu ainda que nunca irá trabalhar com grupos governamentais de modo a criar Backdoors no seu Software.

Nos últimos meses a empresa tem sido bombardeada com acusações sobre as supostas falhas de segurança no seu Software, sendo que muitas destas acusações têm chegado da China.

A última dessas acusações foi lançada em Julho, onde o iPhone foi crucificado através do canal de televisão controlado pelo governo chinês CCTV. Estas acusações vieram em segmento da ferramenta “Locais frequentes” presente no iOS 7.

Segundo o canal Chinês esta ferramenta estaria a ser usada para secretamente localizar os utilizadores. Em resposta a Apple recusou essas acusações, afirmando mesmo que não tinha qualquer tipo acesso ao equipamento dos utilizadores, mesmo que usassem a ferramenta “Locais frequentes”.

Depois de todas estas desconfianças e com o lançamento do iPhone 6, o governo chinês continua ainda preocupado com o Software presente no equipamento. Esta é possivelmente a primeira vez que o MIIT emite um comunicado sobre um equipamento que recebeu uma licença de acesso à rede.

Esta não é a primeira vez que a China se preocupa com a privacidade dos seus utilizadores, sendo que em Maio, o governo chinês ameaçou proibir várias empresas de Tecnologia de venderem os seus produtos no país, caso estes não passassem por um novo sistema de segurança cibernética e em Agosto proibiu mesmo os produtos da Apple de serem usados pelos membros do governo.

info by www.pplware.sapo.pt

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓