fbpx
Criar vídeos incríveis com o telemóvel

Até pouco tempo era muito estranho dizer que se podiam fazer filmes com a câmara do telemóvel. Isso porque, em comparação com uma câmara de cinema, um telemóvel não conseguia entregar uma qualidade de imagem tão interessante. Entretanto, nos últimos anos, o cinema têm vindo a experimentar criar filmes de longa metragem apenas com o telemóvel.

Na prática, existem vários fotógrafos e videomakers que usam os telemóveis para criar vídeos profissionais. Tanto pela facilidade de abrir o telemóvel e aceder a câmara, quanto pela mobilidade.

Limpa a lente da câmara do telemóvel

O telemóvel é um dispositivo extremamente utilizado e, normalmente, está em contato com diversos locais, seja na nossa mão, na mesa, no bolso ou na mochila. Por isso, cada vez que for utilizar a câmara do telemóvel, é importante que limpe as lentes. Essa limpeza pode ser feita com um paninho leve e que seja liso para não arranhar, e deve ser feita com cuidado para evitar qualquer tipo de problema. Não limpar as lentes pode deixar a imagem embaciada e com rastros de luz, comprometendo muito a qualidade final do vídeo.

Configura a resolução da imagem

A resolução da imagem é uma das primeiras opções que deve ter em conta com os vídeos de telemóvel. Isso porque ela influencia diretamente a qualidade do vídeo final. Hoje em dia, a maioria dos telemóveis possuem a opção de gravação HD e Full HD. Alguns outros já possuem também a opção 4K. Esses detalhes podem ser encontrados facilmente nas configurações de câmara do teu telemóvel.

Também pode variar a quantidade de frames por segundo (FPS). Dependendo, algumas resoluções e quantidade de frames podem gerar resultados diferentes e vídeos profissionais. No caso dos frames, a escolha está associada a uma questão de estética. Quanto mais frames por segundo a imagem tiver, mais fluido será o vídeo, e mais aproximado a vista do olho humano.

Ativa a grade de orientação

Uma boa qualidade de imagem está também muito ligada a como essa imagem é feita. Ou seja, o posicionamento do telemóvel ao filmar. Vídeos tortos ou um enquadramento esquisito podem ser um problema na produção final. Uma solução para isso são as grades de orientação, que auxiliam no próprio enquadramento da imagem. Essas grades podem ser ativadas nas configurações de câmara do telemóvel.

Usa as grades para avaliar se o vídeo não está torto. Vídeos de telemóvel podem ser ainda mais interessante quando os objetos, formas, cores, linhas e texturas são minimamente organizadas.

Para uma breve introdução à composição, a regra dos terços pode te ajudar. É uma regra que consiste em deixar o objeto a ser filmado próximo a algum dos quatro pontos que a linha cruza, mantendo o objeto mais longe do centro. Formando uma composição mais harmônica e atrativa. Existem vários vídeos profissionais que usam essa regra.

Ajusta e bloqueia a exposição de luz

Os telemóveis normalmente ajustam a iluminação automaticamente para gravar vídeos mais harmónicos. Porém, quando vais fazer mudanças de cenário ou acontecem movimentações no vídeo, vão existir diferenças na luz. Por isso, é importante bloquear a exposição na luz. Isso vai fazer com que a luz não varie, mesmo ao mover o telemóvel.

Normalmente, consegues bloquear clicando por alguns segundos no ecrã – que é quando aparece uma mensagem de ”Bloqueio AE/AF”. Não te podes esquecer que também podes mudar diretamente na câmara do telemóvel diminuindo um pouco a luminosidade da imagem.

Controla o Foco

Vídeos desfocados dão uma sensação de baixa nitidez e podem dificultar a visualização final. Ao começar a filmar, é importante que prestes atenção no foco para que o objeto ou situação estejam sempre nítidos.

Na câmara do telemóvel, consegue-se ajustar o foco tocando no ecrã na posição do objeto ou na situação a ser filmada.

Uma dica extra: Caso tenha pessoas no vídeo, é importante que o foco esteja nos olhos. Isso porque o nosso olhar está sempre direcionado aos olhos do personagem que está no ecrã.

Evita o zoom – caso o teu telemóvel não tenha lentes específicas para isso

Existem dois tipos de zoom, o ótico e o digital. O digital está presente em grande parte dos telemóveis e ele funciona como um zoom ”artificial”, em que o efeito é produzido pelo software interno do telemóvel. Ou seja, o telemóvel apenas amplia uma parte da imagem, esticando e não aproximando de facto. Isso provoca uma perda na qualidade da imagem dos vídeos no telemóvel. Se o teu telemóvel apenar tiver o recurso de zoom digital e queres manter a qualidade perfeita, evite usar o zoom da câmara do telemóvel. O zoom ótico funciona quando existe uma funcionalidade específica para não perder a qualidade ao aproximar a imagem.

Nos últimos anos, estão a começar a surgir cada vez mais telemóveis com lentes dedicadas para diversos tipos de zoom. Como é o caso dos novos iPhones 11 e 12, além de outras marcas como Samsung, Xiaomi e Motorola, que também produzem equipamentos com essa intenção. Neste caso, o zoom é mais um recurso interessante, já que as lentes dedicadas vão manter uma boa qualidade.

Usa uma boa iluminação

Cuidado com o contra luz! Evita filmar o objeto com a iluminação por trás dele. Lembra-te que a câmara do telemóvel vai sempre captar melhor a parte da imagem onde contém mais luz! Se filmares o objeto com a luz por trás, provavelmente um efeito de sombra será gerado. Esse efeito diminui a qualidade do vídeo. É importante que posiciones a luz de frente para o objeto.

Usa a luz do dia para ajudar nos vídeos. À noite, as imagens costumam ficar mais granuladas, consequência da falta de iluminação e o aparelho acaba por ter de compensar com configurações internas para conseguir uma imagem mais clara.

É importante que no período noturno consigas um foco de iluminação extra, que pode ser uma lanterna de outro telemóvel ou até mesmo um led, uma lâmpada ou abajur. Procura uma solução para que não fique muito escuro na hora de gravar os vídeos.

Cuidado com a estabilidade

Um dos maiores problemas quando chega a hora de gravar vídeos com a câmara do telemóvel é a falta de estabilização de imagem. Muitas das pessoas que usam o dispositivo não utilizam um equipamento específico para isso, segurando diretamente com as mãos. Isso faz com que a imagem fique tremida por conta da movimentação do corpo, e acaba por passar um ”ar menos profissional” no resultado final, ou até uma perda completa do conteúdo.

A dica para estabilizar melhor a câmara do telemóvel é fazer movimentações mais lentas. Usa as duas mãos diretamente no telemóvel e tenta aproximar o teu cotovelo ao corpo, isso vai fazer com que não deixe apenas suas mãos responsáveis pela estabilização e sim o corpo inteiro.

Alguns telemóveis possuem funcionalidades de estabilização que podem ser ativadas, como é o caso de alguns modelos de iPhone, como o 8, X e Xs.

Por isso, é que é muito importante que conheças bem o teu equipamento e procures saber o que ele pode ou não fazer para tornar o teu vídeo ainda melhor.

Câmara lenta e timelapse

Vários telemóveis modernos têm as opções de gravar vídeos com câmara lenta e timelapse nativas nas suas respetivas câmaras. Estes dois modos podem te ajudar a criar vídeos diferentes e criativos. O de câmara lenta já é bastante conhecido e, quando misturado com um vídeo em velocidade ”normal”, pode dar uma nova aparência ao produto.

Já o timelapse, poucas pessoas usam. Ele funciona como se acelerasses o vídeo. Dá para captar uma situação demorada e transformá-la em poucos segundos com esse efeito. Os dois funcionam como um complemento e podem fazer com que a câmara do telemóvel grave vídeos com um ar ainda mais ”profissional”.

Melhora o áudio e edita o teu vídeo

Não adianta usar a câmara do telemóvel perfeitamente e depois ter um mau áudio. Prestar atenção no áudio é importar-se com qualidade final do vídeo. Por isso, lugares silenciosos são importantes e também um microfone externo vai tornar o vídeo ainda mais profissional. Os auriculares do telemóvel já ajudam bastante.

Depois da gravação, editar o vídeo é o caminho mais interessante. Isso porque na edição vais poder corrigir erros e dar ainda mais valor ao teu vídeo através do som, cores, transições e outros atributos.

Fonte: showmetech

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓