fbpx
higienizar telemóvel

De tudo o que tens contigo qual é o objeto em que mexes mais? No nosso dia-a-dia mexemos várias vezes no telemóvel para tudo e mais alguma coisa, tem até vezes que o retiramos do bolso só para ver horas e passado uns segundos voltamos a mexer no telemóvel. Mexemos cerca de 2,617 vezes por dia no telemóvel e ao longo do nosso dia quantas vezes é que lavamos as mãos? Menos do que o que é recomendado. E esta falta de cuidado fica mais grave relativamente ao nosso telemóvel ou tablet que raramente nos lembramos de o higienizar.

São vários os estudos que defendem que os nossos telemóveis são excelentes veículos de várias formas de vida microscópicas (bactérias e fungos). Muitos deles até são inofensivos e não aguentam muito tempo vivos nas superfícies, mas esta imagem mudou com o COVID-19 (SARS-CoV-2) que tem uma duração mais longa e é um vírus mais perigoso.

Numa situação normal uma pessoa nem iria ligar muito a este pormenor, mas neste contexto de pandemia COVID-19 este tem uma importância muito alta. O ideal seria limpar e desinfetar o nosso telemóvel e depois lavar as mãos. Embora este fosse o ideal, a questão é que é impraticável higienizarmos assim tantas vezes os nossos equipamentos devido à nossa rotina.

Como higienizar o telemóvel / smartphone corretamente?

higienizar equipamentos

Em tua casa cria uma zona de sujos o mais perto da porta possível. Quando fores à rua tenta mexer o mínimo possível nos teus pertences (telemóvel, chaves, carteira etc). Caso isso seja impossível (perfeitamente compreensível) quando chegares a casa coloca tudo na tua zona de “sujos”. Ou seja a roupa que tens vestida fica no cesto, sapatos e os teus pertences em cima de uma superfície simples de limpar.

Como é que limpo o meu telemóvel? Foi feito um update no manual de limpeza de equipamentos e a melhor maneira irá variar de marca para marca. Algumas marcas são minuciosas e até alertam para não usar lixívia. Outras são mais abrangentes nos seus procedimentos mas igualmente cuidadosas.

Assim, decidimos ir ter com os nossos técnicos e pedir algumas dicas para saber qual é a melhor maneira e como é que podemos fazer isto em casa de uma maneira simples e descomplicada!

Como é que deves fazer? Segue as nossas dicas: 

 higienizar corretamente como fazer o telemóvel

Como é que deves fazer?

1. Desliga o teu telemóvel ou tablet;

2. Usa um pano macio, por exemplo de microfibra pois tipo de material não liberta pêlos;

3. Molha uma ponta do pano com álcool 70% e limpa gentilmente o ecrã sem pressionar;

4. Fazer o mesmo com o exterior do equipamento sem humedecer as entradas (microfone, usb, colunas, etc);

5. Usa uma capa protetora para o chassi do telemóvel porque assim podes limpar o telemóvel mais vezes sem correr o risco de o danificar.

 

E o que é que não podes fazer? Não podes:

1. Usar toalhitas, lenços de papel, ou toalhas pois este tipo de material faz com que as impurezas se espalhem;

2. Pulverizar produtos de limpeza como aerossóis ou lixívia porque danificam o teu ecrã;

3. Não humedecer as aberturas (microfone, usb, colunas, etc).

 

Este procedimento é simples e fácil. Requer que seja criado o hábito para entrar na nossa rotina. É um tipo de hábito que podemos e devemos manter quando regressarmos ao “normal”.

Alguma vez tinham pensado sobre limpeza e desinfeção do vosso telemóvel e quão importante é?

Os nossos técnicos têm sempre cuidado no manuseamento e em higienizar todos os equipamentos devidamente para manter a nossa segurança e bem-estar.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓