fbpx
como te protege a vpn

Navegar na web ou fazer transações numa rede Wi-Fi insegura significa que podes expor as tuas informações privadas e hábitos de navegação. É por isso que uma VPN deve ser obrigatória para qualquer pessoa. Pensa em todas as vezes que estavas no trânsito ou no café, a ler e-mails ou a verificar a tua conta bancária. A não ser que estejas conectado a uma rede Wi-Fi privada, que exige uma senha, quaisquer dados podem estar vulneráveis ​​a estranhos que usam a mesma rede.

A criptografia e o anonimato que uma VPN fornece ajudam a proteger as tuas atividades online. Seja o envio de e-mails, compras online ou pagamento de contas. Mas uma VPN também ajuda a manter a navegação na web anónima.

Como funciona?

Vamos ver de uma forma mais detalhada de como funciona uma rede privada virtual. Uma VPN encripta os dados que são enviados por uma rede Wi-Fi. Isto torna os dados ilegíveis. A segurança dos dados é especialmente importante ao usar uma rede Wi-Fi pública, porque evita que qualquer outra pessoa na rede espie a tua atividade na Internet.

Existe ainda outro lado da privacidade. Sem uma VPN, o teu fornecedor de serviços de Internet pode ter acesso a todo o teu histórico de navegação. Com uma VPN, o teu histórico fica oculto. Isto ocorre porque a tua atividade será associada ao endereço IP do servidor VPN, não ao seu. Um provedor de serviços VPN pode ter servidores em todo o mundo. Isto significa que a tua atividade de pesquisa vai aparentar ter origem em qualquer um deles. Lembre-se de que os motor de pesquisa também rastreiam o teu histórico, mas eles vão associar essas informações a um endereço IP que não é teu.

Lê também: VPN: o que é e porque é tão procurada?

O que é que uma VPN esconde?

Uma VPN pode ocultar muitas informações que podem pôr a tua privacidade em risco.

1. Histórico de navegação.

São muitos os que conseguem rastrear tudo o que fazes na Internet. Seja o teu fornecedor de Internet, o browser que usas, os sites que visitas e até mesmo os motores de busca. Todos eles podem rastrear o teu histórico de pesquisa e vincular essas informações ao teu endereço de IP. Resumindo, a VPN vai manter a tua atividade online privada.

2. Endereço IP e localização.

Qualquer pessoa que descobrir o teu endereço IP pode ter acesso ao que tu pesquisaste na Internet e onde estavas quando fizeste essa pesquisa. Pensa no endereço IP como a morada de origem que colocarias numa carta. A diferença é que o IP indica onde está o teu dispositivo. Como uma VPN usa um endereço IP que não é o teu, ela permite que mantenhas a tua privacidade online.

3. Localização para streaming.

Quando vais viajar para fora do país, o teu serviço de streaming pode não estar disponível. Existem boas razões para isso, incluindo termos contratuais e regulamentos de outros países. Mesmo assim, uma VPN permite-te selecionar um endereço IP no teu país de origem. Isto vai-te permitir aceder ao conteúdo que a plataforma fornece no teu país. Da mesma forma, é possível fazer o oposto. Há séries que, por exemplo, no Netflix, apenas estão disponíveis nos Estados Unidos. Com um VPN, colocas o país que pretendes e tens acesso aos conteúdos disponíveis nesse país.

4. Dispositivos.

Uma VPN pode ajudar a proteger os teus dispositivos, incluindo desktop, laptop, tablet e smartphone. O teus dispositivos podem ser os alvos principais quando acedes à Internet. Especialmente se estiveres a usar uma rede Wi-Fi pública. Resumindo, uma VPN ajuda a proteger os dados que envias e recebes nos teus dispositivos para que os hackers não consigam observar todos os teus movimentos.

 

Fonte: Norton

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓