fbpx
MagSafe

O lançamento do iPhone 12 teve o seu destaque pela chegada do 5G, mas um ponto que talvez não tenha recebido muita atenção é a volta do nome MagSafe, usado anteriormente com a linha de portáteis MacBook. Mais do que um sistema de recarga, a técnica da Apple abre espaço para uma série de recursos e acessórios.

O retorno do nome foi antecipado pelo informante Kang dias antes do lançamento do iPhone 12.

O MagSafe original usava imãs para manter o carregador preso ao MacBook. Apesar de também usar imãs e servir para carregar a bateria, as semelhanças ficam por aí. Diferente da primeira versão, restrita à Apple, o novo MagSafe promete um ecossistema de acessórios não só da fabricante, como de outras empresas.

À primeira vista, o novo MagSafe é apenas um sistema de carga sem fio baseado no padrão Qi — usado em telemóveis Android e Windows desde 2012 e pela Apple desde 2017. A Apple menciona a compatibilidade do novo acessório com equipamentos já no mercado, e influenciadores mostraram que os imãs do carregador acoplam-se a smartphones de outras empresas.

No caso do iPhone 12, a fabricante informa que apenas o MagSafe fornece carga a 15 W, enquanto os outros carregadores Qi são limitados a 7,5 W. A potência de 15 W é a mesma da especificação Qi — que já prepara uma extensão para 30 W —, mas tudo indica que a Apple limitará o valor para acessórios certificados pelo programa MFi.

Como funciona

O MagSafe não é apenas o padrão Qi renomeado. O sistema inclui um arranjo circular de imãs, com outra peça para alinhar o acoplamento de acessórios. Além disso, os telemóveis contam com um magnetómetro que, segundo a Apple, permite que o acessório detete a força do campo magnético e reaja a ele.

A função de carga fica por conta da bobina (charging coil), que requer o uso do isolamento em cobre e grafite (shield) para não interferir com o funcionamento dos demais componentes.

MagSafe iPhoneA maior atração (além do magnetómetro) são os dois imãs — no conjunto semi-circular e de alinhamento (alignment) — que permitem posicionar e manter o smartphone firme em bases compatíveis. O que pode parecer uma solução exagerada à primeira vista, simplifica as recargas sem fio, que perdem eficiência ou deixam de funcionar quando as bobinas do smartphone e do carregador ficam desalinhadas.

O diagrama dos componentes mostrado pela Apple lista ainda a antena NFC. As especificações do iPhone 12 revelam que o sistema de comunicação de curta distância serve para identificação de acessórios (novamente, licenciados). Este tipo de uso do NFC não é novo e já foi empregado, por exemplo, pelo Google com capas interativas para o telemóvel Nexus 6.

Durante o evento da Apple, Deniz Teoman, vice-presidente da Apple para engenharia de sistemas de hardware, mostrou como uma capa de couro é identificada ao envolver o equipamento. A fixação do acessório aciona um modo especial ao ecrã, que aproveita uma área exposta para exibir as horas — semelhante às capas Clear View da Samsung — e provavelmente permite interações limitadas com notificações.

O uso de imãs para facilitar o alinhamento do equipamento durante a carga sem fio não é novidade, já é usada por exemplo nos relógios da própria Apple. Mas nos telemóveis, o recurso ajuda não apenas a manter as bobinas de carga na posição correta, como também oferece mais liberdade para usar o telemóvel durante o carregamento da bateria.

Fonte: canaltech

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓