fbpx
StayAway Covid

A aplicação StayAway Covid que pretende identificar potenciais exposições a pessoas infetadas com Covid-19, já está disponível para instalar no iOS e Android.

O uso da aplicação lançada pelo Governo poderá vir a ser obrigatório, gratuito e anónimo, e pretende funcionar como uma ferramenta complementar para conter a expansão da pandemia de Covid-19.

Como funciona a aplicação StayAway Covid?

Cada utilizador que tenha testado positivo poderá inserir o código do teste na app. Depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), a aplicação irá alertar outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infetado – durante 15 minutos ou mais -, sempre sem revelar a identidade, os seus contactos ou os de outros utilizadores.

Quando não há registo de contactos de proximidade com elevado risco de contágio, a página inicial da aplicação apresenta uma cor verde que mudará para o estado amarelo sempre que tenham estado próximo de alguém a quem foi diagnosticada Covid-19.

A DGS é a entidade responsável por gerir o sistema e garantir que o tratamento de dados respeita a legislação europeia e nacional.

Todos os requisitos, recomendações e orientações da Comissão Nacional de Proteção de Dados foram consideradas e acolhidas. Só são partilhados os códigos dos utilizadores infetados, que não permitem identificá-los, que queiram avisar aqueles com quem estiveram em contacto.

A aplicação foi desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência. Um laboratório associado do sistema público que a ofereceu à área do Governo da Saúde sem qualquer custo.

Como instalar a Aplicação StayAway Covid?

A Stayaway Covid será brevemente integrável com outas aplicações de outros países europeus que funcionem segundo o mesmo modelo no quadro do grupo técnico Health Network. A aplicação
pode ser descarregada na Loja de aplicações da Apple, Google Play e AppGallery.

fonte: androidgeek

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓