fbpx
Hackers

Hackers | A expansão dos smartphones possibilitou um cem número de vantagens para os utilizadores em todo o mundo, mas é preciso ter algum cuidado com a forma como os utilizamos para evitar situações desagradáveis. Se andas com o teu telemóvel para onde quer que vás, este artigo é para ti!

O telemóvel é utilizado para armazenar as informações pessoais, credenciais de redes sociais, contas bancárias e são um alvo desejado para os hackers que estão sempre de olho nas oportunidades para gerar ganho financeiro. Dados da NortonLifeLock demonstram que anualmente o índice de novos malwares detetados, ano após ano, tem sofrido aumentos de 50% e a única forma de nos prevenirmos contra esta realidade é estando informados e termos os cuidados recomendados. Descobre como te podes proteger.

 

O que são hackers?

Para quem nunca ouviu falar, os hackers são especialista em informática que usam o seu conhecimento técnico para atingir objetivos ou superar obstáculos, dentro de um sistema informatizado, por via de meios ilegais. Também conhecidos como indivíduos que usufruem de bugs para invadir o sistema de certos equipamentos  e aceder a dados pessoais dos utilizadores.

 

De que forma atuam?

Downloads não autorizados, vírus e apps

Os downloads não autorizados são métodos de fraude mais utilizados em dispositivos móveis  e acontecem no acesso a sites ou anexos que são baixados sem o consentimento do utilizador. Também designados de downloads drive-by são muito comuns e têm como foco os hardwares ou ransomwares. No que diz respeito a vírus e apps, a contaminação é mais grave e pode envolver falhas no equipamento, extração de informações pessoais da galeria de imagens e aplicativos. O objetivo é extorquir as vítimas, prometendo a devolução dos arquivos e dados roubados. Muito cuidado com os downloads e aplicações, garante que são fiáveis antes de as instalares.

Aplicações falsas

É comum o recurso a imagens e marcas consagradas para iludir os utilizadores e induzi-los à realização de downloads de aplicativos de Android e iOS, onde são apresentadas soluções falsas baseadas no design e recursos de apps reais. O intuito deste tipo de ações por parte dos hackers é espiar os dados presentes nos telemóveis de forma a extorqui-los de forma a que os utilizadores acreditem que estão a facultá-los a empresas legítimas. Muita atenção porque este tipo de softwares maliciosos estão disponíveis no mesmo marketplace que as soluções legítimas. Para garantires todos os cuidados, acede às aplicações reais através de links originais.

Ataques de segurança

 

Para além das ações do próprio utilizador, as falhas de segurança são outro recurso dos hackers que apresentam consequências irreversíveis para os equipamentos. Tais falhas podem ser desconhecidas até para os criadores, embora não seja por muito tempo. Para evitares estas situações mantém as aplicações e o sistema operacional atualizados. 

Além das atualizações, o ideal é utilizar sempre senhas seguras, aleatórias e diferentes, de forma a garantir a sua eficácia para não comprometeres a tua privacidade. Ativar a autenticação de dois fatores é uma forma de garantires que terceiros não conseguem aceder aos teus perfis sem o teu consentimento.

Agora que conheces os perigos, protege-te!

Fonte: Canaltech

Ler também: Cibersegurança: tipos de ameaças virtuais e como se proteger

Cibersegurança: tipos de ameaças virtuais e como se proteger.

Subscrever
Notificar
guest
1 Comentário
Antigo
Novo Mais votado
Feeback
Ver todos os comentários

[…] Lê também: De que forma atuam os hackers? […]

Estes artigos também são interessantes ↓