fbpx
Análise ao smartphone Elephone P9000

Durante as últimas semanas tivemos a oportunidade de testar o Elephone P9000, o smartphone ao qual já tinha sido aberta a caixa e revelados alguns dos seus pormenores.

Chegou a hora de partilhar toda a experiência de utilização e as grandes vantagens deste smartphone que alia algumas especificações de topo a um preço que ronda os 200€.

1 – Características Gerais

A marca Elephone não precisa de grandes apresentações, principalmente porque em Portugal já estamos habituados a dar bons créditos a marcas vindas da China. Esta mentalidade deve-se muito ao sucesso de marcas como a Huawei, Xiaomi ou OnePlus.

O Elephone P9000, é um smartphone com ecrã de 5,5 polegadas, de resolução FullHD (1080 x 1920 píxeis), o ideal para este tamanho de ecrã. Tem um SoC octa-core SoC Helio P10 da Mediatek, 4GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, com suporte para armazenamento externo através de microSD até 256 GB (abdicando de um dos cartões SIM, como é habitual neste tipo de smartphones).

A bateria é de 3000 mAh e vem fornecido com a versão Android 6.0 Marshmallow. A interface não vem muito modificada face ao Android puro, apresentando apenas algumas funcionalidades e aplicações extra. A câmara principal conta com 13 megapíxeis com foco a laser e a secundária com 5 megapíxeis.

2 – Na caixa

Dentro da caixa, o Elephone P9000 faz-se acompanhar dos típicos manuais de instruções rápidas, do acessório para abrir as ranhuras dos cartões, do cabo USB Tipo-C e uma capa de protecção em silicone.

De notar que existe uma série de acessórios disponíveis para o Elephone P9000, nomeadamente, o carregador (não incluído na caixa), uma capa protectora com adaptação de ecrã (permite aceder às horas, à música, ver notificações e atender ou rejeitar chamadas) e películas protectoras de ecrã.

Veja o conteúdo da caixa e todo o design através do vídeo que preparámos aquando do unboxing.

3 – Design

O Elephone P9000 tem um design apelativo e pode dizer-se que é um smarphone bonito. As suas dimensões gerais estão bem conseguidas face ao tamanho do ecrã e da bateria de 3000 mAh que integra. Tem assim 148,4 x 73,2 x 7,3 mm e pesa 145 g.

A sua estrutura é em metal e a capa traseira, não removível, é em plástico com um acabamento acetinado que lhe proporciona uma boa sensação ao toque, ainda assim, esta capa é propícia a manchas, principalmente para quem transpira muito das mãos.

Antes de ter comigo o Elephone P9000 já tinha pesquisado um pouco sobre ele e tinha ficado com a sensação de que a moldura em volta do ecrã era muito fina. Contudo, na realidade não é bem assim, tendo pelo menos 2 mm de espessura na lateral.

Os botões físicos de volume e power encontram-se na lateral direita. Do lado esquerdo está posicionada a ranhura para os cartões microSIM e/ou cartão microSD. Abaixo desta ranhura existe um botão que ao ser pressionado alguns segundos altera as definições de som do smartphone, e ainda permite que lhe seja adicionada uma qualquer funcionalidade de se activa com uma simples pressão, como activar a câmara por exemplo.

Em baixo encontra-se a grelha de áudio com o altifalante e o microfone do lado direito da porta USB Tipo-C. De notar que o som reproduzido pelo altifalante, em volume muito alto, tem um pouco de ruído. Em cima encontra-se a porta de áudio para jack de 3,5 mm.

Na frente, em cima, está colocada a câmara de 5 megapíxeis, o altifalante, os sensores de luminosidade e proximidade. Em baixo vem o botão capacitivo que serve para regressar ao menu inicial, para retroceder ou para aceder às aplicações recentes dependendo do toque que é exercido: com um toque rápido, retrocede; com dois toques volta ao menu inicial; e com um toque longo acede às aplicações recentes. Este botão inclui também o LED de notificações no seu centro.

Na traseira, no centro, está colocada a câmara de 13 MP com o flash LED duplo de dois tons do lado esquerdo e o laser de foco do lado direito. Este smartphone, além de todas as especificações que tem disponíveis, inclui ainda um sensor biométrico de para leitura de impressões digitais. Na traseira vem ainda incluído o logo da marca.

4 – Interface e desempenho

O Elephone P9000 vem com a versão 6.0 do Android Marshmallow com uma interface que não foge muito à do Android original, tendo apenas algumas aplicações e funcionalidades adicionais que o tornam especial.

Aplicações e funcionalidades

As aplicações inclusas neste Elephone são as mais comuns. Tem um Navegador, a Play Store, Gmail, Câmara (a comum do Android), Galeria, Lanterna e Gestor de Ficheiros (entre outras). Uma das aplicações curiosas que este smartphone tem incluída é a aplicação Pedómetro.

Este Android, excepcionalmente, não traz consigo mais nenhuma aplicação Google, portanto, todas as que está habituado a usar e a ver de origem nos Android terão de ser instaladas. Isso até é bom, já que não estão aplicações desnecessárias a ocupar espaço.

Em termos de funcionalidades, tudo o que são acções por gestos no ecrã são possíveis neste smartphone, como acordar o ecrã com 2 toques, ou ligar a câmara a desenhar um C, tirar um screenshot com 3 dedos, entre tantas outras.

Desempenho

As expectativas em relação a este Elephone não iam muito além daquilo que já conhecia de smartphones do mesmo género. Contudo, durante a utilização, superou-se em alguns aspectos, principalmente tendo em consideração o preço a que está disponível.

Ecrã

A resolução FullHD, de 1080 x 1920 píxeis, é a ideal para um ecrã de 5,5 polegadas e, neste caso, as cores, o contraste e a definição são bons, no entanto, os brancos poderiam ser um pouco mais brancos e brilhantes.

O ecrã permite uma boa utilização sob a luz solar, no entanto, neste ambiente é claramente visível a grelha capacitiva do ecrã, que acaba por não ser muito agradável.

O sensor de impressões digitais permite um desbloqueio bastante eficaz, embora que não tão rápido quanto o dos topo de gama de marcas bem conhecidas, mas com mais eficácia que alguns deles. Durante os testes não foram registados desfasamentos (lags) relevantes à utilização do equipamento, nem bloqueio de aplicações.

Através do benchmark do AnTuTu conseguiu uma pontuação de 46587.

 5 – Câmaras

O Elephone P9000 vem com uma câmara principal de 13 magapíxeis que conta com o auxílio de um Flash LED de dois tons e de um laser para foco. Já a câmara frontal é de 5 megapíxeis.

O facto de a câmara principal contar com um foco a laser, em termos de rapidez de focagem e de resultado final nas fotografias, não foi detectada qualquer diferença com ou sem o laser de foco ligado. Contudo, a qualidade fotográfica, de uma forma geral não desilude em ambiente com boa luz. Com luz mais fraca há algum grão nas imagens como poderá ver através dos seguintes exemplos.

6 – Veredicto

O Elephone P9000 é um smartphone que surpreende em diversos aspectos, o primeiro deles, a construção e design. Leve, elegante e com linhas modernas. Depois o desempenho também não desilude, cumprindo com todas as tarefas comuns de qualquer utilizador, desde gestão do e-mail, redes sociais, chamadas (sem quaisquer problemas de rede) ou jogos.

O outro aspecto é o facto de vir com sensor de impressões digitais integrado, que funciona de uma forma bastante eficiente.

A autonomia proporcionada pelos 3000 mAh da bateria permitem uma utilização de 2 a 3 dias, sem preocupações com a percentagem de bateria, dependendo obviamente do tipo de utilização. Mas mesmo mais intensivamente, foi possível utilizar mais do que um dia.

Tem algumas desvantagens, nomeadamente ao nível da qualidade de som reproduzido através do altifalante principal, o que acaba por não oferecer uma grande experiência de som ao utilizador e o ecrã poderia ser também melhorado, nomeadamente nos tons de branco e na grelha que é bastante visível.

O Elephone P9000 está disponível por aproximadamente 200€ na HonorBuy ($229,99) com envio feito a partir do armazém europeu.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓