fbpx
Galaxy S6 copia iPhone 6

A Samsung lançou no passado dia 1 deste mês a sua mais recente criação no que toca a smartphones, diga-se que a marca coreana lançou um Super Smartphone. Além de um aspecto fantástico, a empresa equipou este smartphone com tecnologia inovadora, aumentou a oferta das capacidades de um smartphone para o novo foco do mercado que são os pagamentos móveis.

Nos rumores que antecederam o lançamento oficial já se ouviam vozes a criticar o aspecto “colado” ao que conhecemos do iPhone 6… Ao que parece este S6 vai mais longe no que toca a copiar as ideias da Apple.

Este será, provavelmente, o mais poderoso smartphone da actualidade, embora que muitos já o criticaram por não trazer uma bateria amovível, por esta ser menos potente, porque este novo S6 não traz slot para cartão SD e por ser muito parecido ao iPhone 6!

O Galaxy S6 sai 7 meses após o iPhone 6 e, por isso também, traz tecnologia que o iPhone 6 ainda não teve oportunidade de lançar. Além disso, este equipamento vai mais longe no que toca a tecnologias para o novo produto da Samsung, o Samsung Pay, concorrente ao Apple Pay. A Samsung lançou a tecnologia MST – Transmissão magnética segura, além do sistema de pagamentos por NFC, tal como a Apple havia lançado. Vamos a algumas comparações:

Aspecto

Não é de agora que a Samsung é acusada de “ter ideias” estranhamente parecidas com as da Apple, isso já deu “pano para mangas” na justiça e durante alguns lançamentos (S3, S4 e S5) a Samsung afastou-se do design da marca de Cupertino. Estranhamento, ou não, voltou a aproximar-se, será porque os anteriores falharam por completo o alvo e levou a que amarca do ano de 2014 tivesse uma perda de lucros de 60%?

Analizando as imagens lançadas acima, é fácil deduzir que a Samsung arrancou a estrutura ao iPhone 6 e colou no seu Galaxy S6. A estrutura metálica com bordas chanfradas, o posicionamento da porta de alimentação e dados, a colocação da coluna inferior e o jack de 3,5… Se colocados na mesma cor os mais desatentos chamarão iPhone ao Galaxy!

Depois a estrutura do iPhone tem as bandas das antenas destacadas na estrutura… sim, no Galaxy S6 também podemos ver esse pormenor. Mas há mais, o cartão SIM tem a sua entrada pela direita e no meio da estrutura… tal como conhecemos desde há muito tempo nos iPhones.

Não está em causa o fantástico processador SoC Exynos 7 (7420) octa-core a 64 bits tem quatro núcleos Cortex-A57 a 2,1 Ghz e mais quatro núcleos Cortex-A53 de 1,5 GHz (o primeiro processador móvel de 14nm)… Quer dizer, então a Apple sempre tinha razão, sempre faz falta uma arquitectura a 64bits?

Sistema Operativo

Este novo Galaxy vem já equipado com o mais recente Android, o Android 5.0 Lollipop e traz, claro, o tão amado e tão odiado TouchWiz. Mas então para quê copiar pormenores de classe que a Apple lançou no iOS 8?

Para configurar o leitor de impressões digitais no novo Galaxy S6… Sim, também dá para efectuar pagamentos no Samsung Pay.

No iPhone 6 com iOS 8 esta foi a forma que a Apple imaginou que seria interessante para o iOS configurar o leitor de impressões digitais que daria para efectuar compras na App Store e no serviço lançado ano passado, o Apple Pay.

Sem dúvida que aqui a Samsung poderia seguir um estilo que no passado já havia habituado o consumidor, mas não, algo a motivou a seguir outros passos.

Mas há mais bons pormenores que a Samsung decidiu copiar.

Funcionalidades

O teclado dos Samsung não estavam bonitos? Pelo que parece não. A Samsung decidiu colocar um novo modelo, algo parecido com o que a Apple tem há uns anos, pelo menos desde o tremendo salto gráfico com o iOS 7.

Sim, parece um teclado do iOS mas não, vem a equipar o Galaxy S6 e o S6 Edge. Aqui em baixo está o aspecto do teclado do iOS 8 no iPhone 6. Há diferenças, sim sim há… verdade mas… cada um que tire as suas conclusões.

Contudo, e não há sombras para dúvidas, o Galaxy S6 é um smartphone poderoso, lindo, que,arrasa em performance com o IPhone 6, mas é um smartphones de 2015 e o iPhone 6 é um SmartPhone de 2014 e que venderá, com muita certeza, muitos milhões a mais que estes Galaxy.

No segmento Android não será fácil para a concorrência chegar perto deste oferta, ainda mais quando a Samsung começa a potenciar para si os serviços, ao ter um serviço de pagamentos móveis próprio, ao ter uma loja de apps própria, uma ter uma interface própria e muito sofisticada… E ao pressionar o próprio mercado de fabrico Android a determinados patamares de qualidade em termos da câmara fotográfica, em termos de uma estrutura mais rica, agora sem o tradicional plástico, etc. Mas… Será que estes preços conseguirão espaço entre as ofertas que o mercado Android tem vindo a mostrar?

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓