fbpx
5 funcionalidades do Android N que não vai encontrar no iPhone

O novo Android N, que está já em testes abertos e públicos, vai trazer para o sistema operativo móvel da Google várias novidades únicas.

Nestas alturas, as comparações com o que a concorrência oferece são inevitáveis, por isso é hora de vermos o que o Android N vai trazer e que o iOS, o seu rival natural, não disponibiliza para os seus utilizadores.

Com o Android N, a Google mudou o paradigma dos seus testes e passou a disponibilizá-los de forma aberta a todos desde o início. Desta forma foi possível ter acesso imediato a todas as novidades, conhecendo-as a fundo e, principalmente, identificando as falhas desde cedo.

Se o iOS é para muitos o sistema operativo móvel mais avançando do mercado, a verdade é que o Android está já num ponto de maturação muito elevado e a prova disso são as funcionalidades únicas que a Google desenvolveu e que não se encontram no iPhone. Vamos conhecer 5 dessas funcionalidades.

Multitasking em ecrã dividido

android_n_1

É verdade que a Apple criou esta funcionalidade para o iPad, mas limitou-o ao seu tablet, deixando de fora os utilizadores do iPhone, o que deixou muitos descontentes.

Com os ecrãs a serem cada vez maiores, é normal que passemos a poder usá-los de forma mais eficiente e com várias aplicações a correr e acessíveis ao mesmo tempo. A Google aproveitou o momento e com o N vamos ter finalmente o ecrã aproveitado de forma mais eficiente e com maior produtividade.

Instant Apps

android_n_2

As Instant Apps são uma novidades que a Google mostrou no I/O deste ano. Vai permitir aos utilizadores testarem e usarem aplicações sem terem de as instalar, poupando tempo e recursos do smartphone.

Esta é provavelmente uma das maiores mudanças que vão surgir na forma como as aplicações móveis são distribuídas desde que a Apple lançou o iPhone e todo o conceito de aplicações móveis.

A Google não limitou as Instant Apps apenas ao Android N e vai ser possível usá-las em versões mais antigas.

Poupança de energia activa

android_n_3

As baterias são um dos maiores problemas que afectam a utilização dos smartphones e desde o Android M que a Google se tem preocupado de forma mais incisiva nas questões de poupança de energia. O Doze veio garantir que as aplicações não consomem energia quando o telefone está em repouso.

Mas com o N a Google aumentou a parada e o Doze passa a chamar-se “Doze on the Go” e a funcionar sempre que o smartphone está com o ecrã desligado. Há ainda o Projecto Svelte, que de forma muito discreta e em silêncio, impede as aplicações de acordar sempre que surgem alterações no acesso à Internet.

A Apple tem algumas funcionalidades neste campo, como o Low Power Mode e outras, mas não chegam ao nível de evolução das propostas da Google.

Actualizações de sistema em background

android_n_4

As actualizações sempre foram um problema no Android. Em primeiro lugar, nem sempre existem e por outro obrigam os equipamentos a pararem durante o tempo em que estão a ser aplicadas.

Para eliminar este problema a Google resolveu mudar a forma como estas actualizações são feitas e passou a descarregá-las de forma automática, sempre via Wifi e a aplicá-las de forma silenciosa. No final o utilizador só precisa de reiniciar o seu telefone para que a nova versão esteja disponível.

Esta nova forma de actualização foi herdada dos Chromebooks, onde tem sucesso e elimina todos os problemas das actualizações.

Realidade Virtual

android_n_5

Por fim, vem a grande aposta da Google para 2016. A Daydream será a plataforma aberta da Google dedicada à realidade virtual e onde o Android N terá um papel de relevo.

Esta plataforma será dedicada a unificar o VR, não apenas no hardware mas também no software. O papel da Google será o de unir as muitas que se começam a interessar por esta área e dar-lhes uma base de trabalho.

Do lado da Apple ainda não existem mais do que rumores do seu interesse no mercado do VR e provavelmente nem passará pela utilização do iPhone como plataforma de visualização de conteúdos.

Estas são apenas 5 funcionalidades que colocam o Android N a uma distância considerável de tudo o que a Apple está a oferecer no iPhone.

A Google voltou a inovar com o seu sistema operativo e as melhorias são evidentes. Ainda numa versão de testes, o Android N mostra-se já maduro e pronto a chegar aos smartphones. Instalem-no já e vão comprovar e testar todas as novidades.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓