fbpx
Google

Os rumores estavam a avultar-se nos últimos dias e davam como certa a criação por parte da Google de versões dedicadas a crianças e jovens de vários dos seus serviços. Estes rumores iam ao ponto de indicar a criação de hardware específico para estas faixas etárias.

Mas estas previsões foram agora confirmadas pela própria Google e a gigante das pesquisas confirmou parte do que vinha a ser relatado, deixando algumas das informações adiantadas antes.

A informação surgiu por parte da Google, que confirmou que está a desenvolver versões de alguns dos seus serviços adaptadas a faixas etárias mais novas.

Estes desenvolvimentos não vão apenas incidir nas interfaces e na forma de utilização, mas vão mais longe e pretendem incorporar mecanismos de protecção para filtragem de conteúdos menos próprios para estas idades.

Para já, e pelo que foi adiantado pela Google, os serviços que vão ver surgir versões adaptadas ao público juvenil vão ser a pesquisa e o YouTube, podendo de seguida ser alargado a outros serviços e até a software como o Chrome.

Toda esta informação surgiu de uma entrevista que a Vice Presidente da Engenharia da, Pavni Diwanji, deu ao site USA Today, e onde fala da origem desta ideia dentro da gigante das pesquisas.

Pavni Diwanji ressalva que este não será um processo pacifico e que existiram algumas barreiras a serem derrubadas e também controvérsia por ser um tema sensível.

A ideia é facilitar o acesso às informações, protegendo as crianças, mas ao mesmo tempo dando-lhes a liberdade necessária para explorarem.

Numa Internet virada para os adultos e com acesso demasiado facilitado a informação sensível e sem qualquer tipo de filtros, a sua abertura a crianças, sem o devido controlo, pode levar a situações desconfortáveis, quer para os pais/educadores, quer para as próprias crianças.

A Google, como empresa que sempre viveu dentro da Internet, pretende agora assumir um papel activo na criação de acesso aos conteúdos ali alojados, garantido a forma mais adequada para que este seja feito, ao mesmo tempo que consegue filtrar de forma transparente os conteúdos mais sensíveis.

Apesar desta intenção clara da Google de criar estes mecanismos, ainda não existe qualquer modelos de execução ou sequer datas de lançamento de novas versões.

O que existe sim é uma manifestação de intenções e a promessa de que a Google se irá empenhar na criação de mecanismos que vão facilitar o acesso à Internet de crianças e adolescentes, de forma controlada e sempre dentro dos limites necessários.

info by www.pplware.sapo.pt

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓