fbpx

Gráficos comparáveis da PS5 nos smartphones Samsung | A tecnologia Ray Tracing, as sombras dinâmicas, a arquitetura RDNA 2 da AMD e a alta taxa de atualização variável são elementos descritivos do potencial gráfico presente na consola PS5 da Sony e que podem estar a caminho dos smartphones Samsung Galaxy.

Os detalhes sobre o próximo processador Exynos dotado de uma gráfica (GPU) AMD serão divulgados no final deste ano pela Samsung. Podes contar, assim, com melhorias significativas na qualidade gráfica que estará ao nível dos gráficos de consola.

 

Chip Exynos e ray tracing chegam aos smartphones Samsung  

A keynote da AMD na Computex 2021 foi o momento escolhido por Lisa Su, CEO da AMD, para partilhar algumas das novidades mais surpreendentes em todo o evento. A parceria com a Samsung, estabelecida em 2019, promete abalar o mercado ainda este ano.

Depois de dois anos de colaboração entre as empresas, há finalmente uma janela temporal para o anúncio das novidades. Até ao final de 2021 a Samsung desvendará o seu próximo chip Exynos topo de gama.

A confirmação foi feita por Lisa Su durante o Computex 2020, evento tecnológico dedicado à computação. Lisa Su deu a entender que os futuros smartphones Samsung podem até desafiar os gráficos da PS5.

 

Colaboração entre empresas acontece desde 2019

Em nota à imprensa, Lisa Su afirma que “a AMD está a colaborar com a Samsung no desenvolvimento do SoC Exynos de próxima geração. O componente terá uma gráfica personalizada com  base na arquitetura RDNA 2 da AMD, capaz de trazer o ray tracing e o shading com taxa variável para os smartphones topo de gama (flagships).”

Desse modo, teremos os gráficos AMD e o chipset Samsung Exynos na próxima geração de smartphones Samsung Galaxy S. Estes provavelmente serão apelidados de Galaxy S22 e devem chegar ao mercado durante a primeira metade de 2022.

 

Gráficos de próxima geração a chegar aos Samsung Galaxy S22

A Samsung já tinha dado a saber que o sucessor do Exynos 2100 integraria gráficos da AMD. Mais concretamente, uma unidade de processamento gráfico (GPU) desenvolvida pela AMD para entregar aos utilizadores um novo padrão de qualidade de imagem.

Vimos, nesse sentido, uma peça recente de uma publicação sul-coreana a indicar que o chipset Exynos 2200 também estará presente em computadores portáteis, além de integrar uma GPU da AMD. Em síntese, as suas aplicações podem ir além dos smartphones.

De qualquer modo, entre os trunfos desenvolvidos pela AMD, com aplicação já garantida para os smartphones, está a tecnologia ray tracing. Esta tecnologia simula o comportamento físico da luz para proporcionar uma renderização em tempo real e com qualidade cinematográfica.

 

Grandes melhorias para os processadores Exynos

Face ao exposto, contamos com alguns elementos gráficos a migrar das consolas para os smartphones. Algo que acaba por fazer sentido tendo em conta o papel crucial da AMD no seu desenvolvimento e aplicação tanto na PS5 e demais consolas de nova geração, como nos próximos smartphones Samsung.

Para a gigante sul-coreana será uma ótima melhoria de desempenho para os seus processadores. Componentes que continuam a ser colocados em segundo lugar face às soluções desenvolvidas pela norte-americana Qualcomm com os seus Snapdragon.

Há ainda muito por clarificar, mas são excelentes novidades para os jogadores mobile. Não só se antevê uma nova revolução para os chips Exynos, como uma nova janela de oportunidades para a indústria e programadores de jogos para dispositivos móveis.

A Samsung deve apresentar oficialmente o próximo processador Exynos ainda em 2021.

Fonte: 4gnews

 

Não percas: Smartphone gaming mais desejado está a caminho da Europa

Smartphone gaming mais desejado está a caminho da Europa

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓