fbpx

Várias vezes os nossos técnicos são deparados com uma questão, seja em fóruns ou clientes com dúvidas. “Qual a diferença entre um SSD normal e um NVMe?”.

Primeiramente, é necessário entender o que é um SSD. Então, um SSD ou Solid State Drive, é um disco rígido com velocidades muito superiores aos HDD. Contudo, isto não significa que a interface de um SSD não seja exatamente a mesma que a dos HDD.

Interface é a maneira como ligamos o disco ao sistema, mas então quais são as diferentes interfaces?

 

 

 

Interfaces

Temos então dois tipos de interfaces, a física e a lógica. Sendo que a física é a maneira como ligamos os componentes ao sistema, ou seja, à motherboard. Que será com SATA ou PCle. Já a Interface Lógica é a arquitetura que estamos a utilizar, depois de os componentes estarem ligados ao sistema. Tal como o NVMe.

Por exemplo, um SSD SATA de 2.5″ é ligado à motherboard da mesma maneira que ligávamos um HDD, através de um cabo SATA.

 

SSD

Enquanto um SSD pode ser ligado utilizando a interface M.2 (PCle), o que não significa que será um SSD NVMe.  É por isso necessário existir suporte a esta interface lógica no SSD em questão, e na motherboard, para ter acesso às velocidades da tecnologia.

Visto que, um SSD SATA 3 tem um limite Read/Write de 530/500 MB/s. Já um SSD M.2 NVMe chega facilmente aos 3500 MB/s.

Ainda assim, para quem precisa de trabalhar com arquivos pesados, de muito volume de dados, talvez a melhor opção seja o SSD SATA. Sendo que a velocidade não é tão alta, mas tende a ser mais barato para um disco com densidade maior.

 

 

 

Será mais rápido que os HDs?

A realidade é que os HDs convencionais definitivamente não podem ser alvo de comparação a SSDs, quando o assunto é desempenho. Mesmo um SSD SARA de entrada, que se pode encontrar na versão de 120 GB, tende a oferecer uma velocidade ao menos 10 vezes mais rápida que a de um HD Tradicional.

A diferença é ainda mais notável quando compramos um HD convencional com velocidade média de escrita na casa dos 50 MB/s e a leitura pode chegar aos 120 MB/s, com um SSD NVMe PCle4.0 que pode oferecer 3.000 MB/s de escrita e 3.500 MB/s de leitura.

 

Precisas de atualizar a memória do teu equipamento? Queres passar de um HDD para um SSD? No nosso centro técnico fazemos esta atualização e aumentos de memória! Basta clicares aqui para pedires o teu orçamento!

 

Não percas também: Hora do Técnico: O que é um módulo?

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓