fbpx

Por norma, quando a placa gráfica do computador tem alguma anomalia, a mesma começa a dar vários sinais. Desde o equipamento que pode começar a travar, demonstrar a tela azul, a tela congela ou até mesmo o equipamento reiniciar, ou desligar por si mesmo.

Contudo, é importante lembrar que mesmo quando o computador congela o problema pode não estar na placa gráfica.

Problemas comuns

Problemas como não responder, tela azul, temperaturas altas ou os travamentos na tela, são os mais frequentes. O que poderá ter a ver com a placa gráfica ou o sistema estar mal configurado no seu todo, como falta de alimentação.

Quando o teu equipamento fizer muito ruído, a ventoinha estiver numa velocidade elevada, artefactos aparecerem no ecrã ou a imagem não dá, é porque a tua placa gráfica está com problemas.

Conforme estes erros são detetados é essencial que visites de imediato um técnico especialista!

Artefatos ou “figuras” estranhas como, manchas, pontos ou linhas, que possam aparecer no teu equipamento significam que a placa está danificada. Sendo que, a placa de vídeo faz com que as cores fiquem fora do normal, os modelos 3D estiquem sem motivo, entre outros fatores…

Isto acontece quando um equipamento começa a fazer muito barulho ou a libertar calor fora do normal. Nunca é bom sinal, por isso deverás ter sempre estes pontos em atenção.

Especialmente se usares o computador para atividades que exigem demasiado da placa gráfica: tal como navegar na Internet.

Apesar de ser uma tela de erro clássica do Windows, está também associado ao colapso de Hardware. O que torna o problema em algo grave. Porém, esta anomalia vem acompanhada de códigos de erro, que podem revelar que a origem deste problema se encontra na placa.

No entanto, a tela azul pode ser um caso isolado. Agora, quando o mesmo acontece com frequência, a placa pode estar com problemas sérios e deverás visitar de imediato um centro técnico.

Isto é um problema grave. Contudo, quando a tela preta desaparecer, serás informado que os drivers de vídeo travaram e foram reiniciados. Ou seja, deves dirigir-te a um centro técnico para fazer todas as verificações necessárias e assegurar o bom estado do equipamento.

Habitualmente, a primeira manutenção da placa deve ser feita assim que a garantia acaba, ou um pouco antes, de forma a melhorares o funcionamento da mesma.

Ainda assim, a manutenção do equipamento acaba por revelar, muitas vezes, que o mesmo não se encontra no seu melhor estado. O que significa que se fizeres a manutenção de 2 em 2 anos, podes prevenir algumas anomalias ou falhas.

Contudo, se fazes Mining deves trocar pelo menos a pasta térmica e as termal pads a cada 1 ano. Sendo que estas irão controlar a temperatura do teu equipamento e garantir o seu bom funcionamento.

Agora que já sabes quando deves fazer a manutenção e que cuidados deves ter com a tua placa gráfica, estás pronto para o que vier! Caso tenhas algum dos problemas mencionados acima, deves visitar o nosso centro de reparações e para isso basta clicares aqui!


Não percas também: Novidades da Semana – As ferramentas Hoto!

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓