fbpx
A Huawei está a preparar o seu próprio sistema operativo?

Já há algum tempo que as grandes marcas de smartphones perceberam que depender da Google para garantir o sistema operativo dos seus equipamentos poderá não ser uma aposta viável para o futuro. Desta feita é normal que procurem alternativas optando por criar as suas próprias versões.

Após a Samsung mostrar que pode optar pelo Tizen, agora a vez da Huawei mostrar que poderá um dia abandonar o Android e aplicar um sistema operativo proprietário.

A Huawei é já uma das três principais marcas do mercado dos smartphones a nível mundial e a segunda maior no universo Android logo a seguir à Samsung. A relação entre as duas empresas, Huawei e Google, levou à criação do Nexus 6P e à possível criação de outros Nexus por parte da marca chinesa.

Mas a Huawei começa a fazer planos de longo prazo e ao que parece estes podem não incluir a Google e o seu sistema operativo mobile, segundo uma entrevista dada por Abigail Brody, uma ex-funcionária da Apple responsável pelo desenho de interfaces, ao site The Information.

O novo sistema operativo da Huawei

Segundo o que conseguimos apurar, a Huawei já tem equipas a criar o seu próprio sistema operativo. Este estará a ser criado por ex-elementos da equipa de I&D da finlandesa Nokia.

Estes desenvolvimentos estão ainda a ser preparados e este sistema operativo estará numa fase ainda muito inicial de desenvolvimento. Apesar dos recentes desenvolvimentos, não é intenção da Huawei, pelo menos para já, abandonar a sua parceria com a Google. Mas ao mesmo tempo a empresa entende que deve estar preparada para qualquer problema que lhe surja no futuro, obtendo uma maior autonomia nos processos de desenvolvimento e eventuais resoluções de problemas que possam ser necessárias.

O nova cara da EMUI da Huawei

Há ainda informações novas sobre a futura versão 5 da EMUI. A interface que a Huawei coloca nos seus smartphones poderá perder toda a imagem que tem associada ao iOS e passar a focar-se num look mais próximo do Material Design e do que a Google oferece no seu Android.

Esta mudança na EMUI não deverá ser apenas gráfica, com melhorias esperadas na sua usabilidade e até na sua performance. Espera-se que esta actualização chegue no início do Outono e que, provavelmente, coincida com a IFA e com a apresentação de um dos seus novos equipamentos.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓