fbpx
iMac 2021 fica com baixo índice de reparabilidade.

O iMac 2021 já chegou às lojas em alguns países desde dia 21 de maio. O novo computador da Apple, no entanto, não foi bem avaliado. No índice de reparabilidade da iFixit recebeu nota 2, no índice que vai de 1 a 10. Os produtos da Apple, de uma forma geral, não costumam obter uma boa pontuação.

No caso do novo desktop, as principais dificuldades estão relacionadas ao facto do armazenamento interno não poder ser alterado. Isto dificulta as reparações, atualizações e recuperação de dados. Além disso, a memória é soldada diretamente ao chip M1, tornando a substituição ou atualização impraticável. Em Portugal, o equipamento está disponível a partir de 1 499,00 € no site oficial da Apple.

A nova geração do iMac conta com uma resolução de 4.5K, câmara Full HD, 8 GB de memória RAM, 256 GB de armazenamento SSD, GPU integrado de 8 núcleos e sistema operativo Big Sur. O modelo está disponível com uma paleta de cores variada. Em verde, amarelo, laranja, rosa, roxo, azul e prata, o que dá mais opções ao consumidor.

Ao deixar as especificações do iMac 2021 de lado, a iFixit chegou a comparar o novo computador a um “iPad num pedestal”. Isto refere-se ao ecrã, que está fixo com um adesivo que permite a separação das peças. O ecrã é o único caminho de entrada para os componentes internos. Isto torna a abertura um pouco trabalhosa em algumas circunstâncias por requerer ferramentas especiais.

Segundo o site, a fonte de alimentação externa pode ser facilmente substituída caso apresente algum problema técnico ou pare de funcionar. No entanto, alguns dos componentes não podem ser repostos. Não há como trocá-los sem danificar a base carregadora, o que torna a reparação impraticável.

No interior do computador, é possível encontrar duas placas de metal que podem auxiliar na dissipação do calor interno. Além disso, outros componentes internos que compõem o desktop é a antena para conexões Wi-Fi e Bluetooth, além de duas possíveis baterias de célula. No mais, o iMac apresenta na sua parte interna apenas a sua placa gráfica, ventoinhas e altifalantes.

O facto de o iMac 2021 utilizar o chip M1, os seus componentes principais, como armazenamento interno, memória RAM, GPU e CPU, são todos unificados e soldados numa só placa. Para a iFixit, este facto dificulta as reparações e atualizações físicas dos componentes.

Mesmo com as avaliações negativas, o novo iMac conseguiu uns pontos positivos por apresentar uma boa ventilação, portas USB, conexão de áudio, botão Power, altifalantes e webcam “razoavelmente modulares”. Isto permite que a reparação dos componentes seja feita de maneira menos trabalhosa.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓