fbpx
jardinagem para crianças

Ter um jardim ou uma horta própria é uma das formas mais comuns de demonstrar aos mais pequenos valores que de outra forma seria mais difícil. Tens gosto pela jardinagem, tens a tua própria horta (não importa se for na varanda) e queres passar esse gosto pela natureza aos mais pequenos? Conhece os benefícios da jardinagem neste blog!

 

💗 Crescimento à medida da criança

Quando as crianças atingem os dois anos, a curiosidade sobre o que as rodeia aumenta e é aí que tu podes começar a despertar o gosto pela jardinagem. Começa por incentivá-la a colocar terra e sementes em pequenos vasos e a regá-las com um copo de água diariamente. Podes optar por semear uma planta de crescimento rápido (rabanetes) e explicar à criança que verá resultados em poucos dias. A sensação de ver crescer algo que foi plantado por ela irá deixá-la orgulhosa da experiência e reforçar a sua dedicação.

 

👨‍👩‍👧‍👦 Todos os valores em família

O jardim é o lugar ideal para transmitir certos valores às crianças. Cuidar de um jardim ou de uma horta implica ter paciência. Quando há crianças envolvidas na construção de um jardim, é sempre importante utilizar plantas fáceis de cuidar e que cresçam relativamente depressa. Mas, em qualquer caso, a criança descobrirá que uma planta não dá resultados imediatos e que para crescer, ela tem de ser cuidada.

Para além disto, a jardinagem trabalha o sentido de responsabilidade e faz com que compreendam que sem cuidados, as sementes nunca poderão germinar. Ver a planta crescer é sempre um motivo de orgulho. Os laços de família são também reforçados através da cumplicidade e gosto de fazer algo em conjunto.

 

🧠 Aprendizagem divertida

Os primeiros anos de vida são marcados pela elevada curiosidade, o que facilita o processo de aprendizagem. Para além disto, o envolvimento espontâneo da criança vai permitir que se divirta enquanto aprende. Aprendizagens na natureza são uma boa forma de as incentivar a passar mais tempo na rua e a divertir-se. Na impossibilidade de ter um jardim na rua, opta pela técnica tradicional de semear uma semente de feijão num copo (pode ser de iogurte).

 

⏱️ Preparação intemporal

Retirar valores desta prática é muito simples e as crianças têm alguma facilidade em associar certos valores quando  são encaminhadas a experienciar o que lhes é dito verbalmente. Mas, para isso acontecer de forma natural, é importante adaptar os instrumentos à idade da criança e garantir que toda a experiência decorre em segurança. Não incluas objetos muito pesados ou que possam causar lesões.

Sabias que a You Get tem um espaço dedicado à jardinagem e agricultura? Visita-nos em www.youget.pt/agricultura-e-jardinagem ou clica aqui!

Não percas: Queres melhorar as tuas videoconferências no Zoom?

Queres melhorar as tuas videoconferências no Zoom?

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓