fbpx
apple malware

Com toda a sua aura de segurança, os produtos da Apple têm estado sob um forte ataque de malware nos últimos meses. Os hackers perceberam que esta é uma franja de mercado que interessa e por isso têm voltado a sua atenção para estes sistemas.

 

apple

 

Os investigadores da Malwarebytes e da Red Canary encontraram um programa informático malicioso — também conhecido como malware — em quase 30 mil computadores Mac, da Apple, e em mais de 150 países. Este novo malware, apelidado de “Silver Sparrow“, estava escondido no que poderá ter sido uma tentativa de roubo de informação pessoal em massa e vinha ainda, com um mecanismo de auto-destruição que poderia apagar quaisquer registos da sua presença.

Este novo malware está a causar intriga entre os investigadores e empresas de seguração que concluíram que o seu comportamento é tudo menos normal. De hora a hora contacta um ponto central, a tentar receber novas ordens e potencialmente um payload maligno. 

Como explica o ArsTechnica, que avançou com a notícia, este malware foi encontrado nos computadores Mac com processadores da Intel e nos novos modelos que têm os chips M1. A Apple já terá resolvido o problema, evitando que mais utilizadores possam instalar este programa informático malicioso. Até agora, não se sabe que danos poderá este malware ter causado, dizem os investigadores.

Um investigador da Red Canary escreveu “Apesar de ainda não termos observado o Silver Sparrow a descarregar payloads malignos, a sua compatibilidade avançada com o chip M1, o seu alcance global, a sua alta taxa de infeção e maturidade operacional sugerem que o Silver Sparrow é uma ameaça razoavelmente séria, posicionada unicamente para receber um payload maligno sem aviso prévio”.

Este malware foi encontrado em 153 países sendo que, as deteções foram mais concentradas no Reino Unido, EUA, Canadá, França e Alemanha. Isto começa a tornar-se preocupante pois já é o segundo malware encontrado que pode afetar os novos processadores da Apple. A notícia surge apenas uma semana após ter sido divulgado que se descobriu o primeiro programa informático malicioso que pode atacar estes chips da Apple.

 

 

Descobre também:

RANSOMWARE: O que são e como se proteger?

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓