fbpx
memória RAM o que é e para que serve?

Nenhum dos teus programas, arquivos ou plataformas de streaming funcionariam sem a memória RAM, que é a área de trabalho do teu computador. De modo geral, trata-se de um componente que está presente em computadores, smartphones e consolas de jogos. Mas o que é a RAM exatamente? Neste artigo, vamos explicar tudo sobre a memória RAM, o que é e a importância dela.

O que é a memória RAM?

A sigla, originada da língua inglesa, significa random access memory— que, no bom português, quer dizer memória de acesso aleatório.

A memória RAM é responsável pelo armazenamento de informações necessárias para a execução de programas em uso e para o funcionamento do próprio sistema operativo. Este componente facilita o trabalho do processador porque pode aceder aos dados essenciais mais rapidamente. As nossas máquinas estão sempre a carregar coisas para trabalhar, como programas e dados. Depois deixam-nas de lado para serem usados mais tarde.

A RAM é a memória de curto prazo de um computador. Em contraste, o disco rígido ou o disco SSD de um computador é a memória de longo prazo, onde as coisas ficam armazenadas permanentemente ou até serem eliminadas.

O que é que a RAM faz?

A RAM é um armazenamento temporário que termina quando o aparelho é desligado. Então para que é que ela serve? Este componente é ideal para tarefas em que o computador trabalha ativamente. Como programas em constante execução (por exemplo, o navegador em que estás a ler este artigo) e os dados que esses programas trabalham ou que estão contidos neles (como este artigo).

Podemos fazer uma analogia interessante da memória RAM como sendo uma secretária. Todos os materiais que tu utilizas para estudar/trabalhar são os programas e aplicações. O HD e o SSD são onde os materiais ficam guardados. A RAM é a secretária onde estás a trabalhar e onde utilizas todos os itens. Quanto mais RAM tiveres, mais espaço tens para colocar mais material de trabalho.

Assim, a memória RAM permite que tu acedas a múltiplos programas simultaneamente com velocidade e eficiência.

Ela é bem mais rápida do que um HD – entre 20 e 100 vezes mais rápida, dependendo das especificações do hardware e do tipo da tarefa. Devido à sua velocidade, a memória RAM é usada para processar informações imediatas. Quando queres finalizar uma tarefa específica, o sistema operativo do computador carrega os dados do HD na memória RAM para que estes sejam processados.

Uma das funcionalidades estendidas da memória RAM é ajudar a disponibilizar informações previamente acedidas muito mais rapidamente. Ao ligares o teu computador e iniciares alguma aplicação, como o PowerPoint ou o Spotify, ele demora um bocadinho a carregar. Mas se tu fechas o programa e depois voltas a abrir, o software é aberto quase instantaneamente. Isto acontece porque a aplicação está a carregar na memória RAM, que é mais rápida do que o HD.

Que quantidade de memória RAM é que eu tenho?

Quanto mais memória RAM o computador tem, mais rapidamente ele executa as tarefas. Se o teu dispositivo é antigo, talvez seja melhor atualizar o hardware. Todas as aplicações abertas (incluindo as abas do browser) consomem memória RAM. O mais certo é ficares com memória insuficiente. Quando isto acontece, o computador tem que mover as coisas para o disco rígido, o que deixa o computador mais lento.

Temos de reforçar que a memória RAM é diferente do armazenamento. Se desligares o teu PC, a informação desaparece da memória RAM. Já nos discos de armazenamento (SSD, HDD, etc.), os dados são guardados.

Qual é a quantidade de memória RAM que precisas?

Depende do tipo de trabalho que vais realizar, de quantas tarefas fazes ao mesmo tempo e do teu nível de paciência. Assim como as outras partes do computador, queremos sempre que a resposta dos nossos dispositivos seja instantânea!

Na maioria das vezes, precisas de menos memória RAM do que espaço no HD. Imagina novamente a secretária. Quanto mais espaço tiveres, mais papéis podes espalhar em cima dela. Mas isso não impede que não queiras uma gaveta com grande capacidade para armazenar todos os teus arquivos.

A maioria dos computadores mais básicos vem com 4 GB, enquanto os mais avançados (e consequentemente mais caros) contam com 8 GB ou até 16 GB como padrão.

Mas qual é a quantidade que realmente precisas e para fazer o quê? Aqui estão as nossas recomendações, que se aplicam a qualquer sistema operativo ou computador pessoal:

  • 4 GB de RAM: Se apenas navegas pela internet, trabalhas com aplicações básicas do Office e, talvez, se arrisques um pouco na edição de fotos pessoais, 4 GB de memória são suficientes.
  • 8 GB de RAM: Pessoas multi tarefas ou gamers ocasionais devem escolher um computador com 8 GB de RAM.
  • 16 GB ou mais de RAM: Algumas tarefas obrigam a um uso intenso, como jogos mais pesados, edição de vídeo e programação. Utilizadores “entusiastas” que não querem sofrer com lentidão nos seus sistemas vão precisar de mais de 16 GB de RAM para ficarem felizes.

Quando as tarefas ultrapassam o tamanho da memória disponível, o sistema operativo move os dados, temporariamente, para o HD as aplicações menos usadas. Mas quando voltas para essa aplicação, vai ser necessário recuperar aquela informação. Isso chama-se paginação ou troca e consome muito tempo. O processo causa atrasos e diminuição de desempenho.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓