fbpx

Sabias que existem diversos tipos de memórias no teu computador?

É verdade! Neste blog, vamos falar-te de 2 tipos de memória: memória interna e memória RAM. Desta forma, vais conseguir estar a par de todas as características e, na eventualidade de adquirires um novo computador, saberes o que estás a comprar.

A Memória Interna de um computador é, nada mais nada menos que a memória de armazenamento, onde são guardados todos os tipos de dados do teu equipamento eletrónico. Contudo, é importante perceber que existem dois tipos de memória interna: a HDD e a SSD.

Cada memória guarda a informação de maneira diferente e, cada qual com os seus diferentes benefícios.

Mas, que diferenças terão? Vamos saber mais?

HDD é a memória mecânica que guarda informação num disco. Acaba por ser mais barata e quando comparada com um SSD, mais lenta. O processador de leitura desta memória requer uma leitura do disco, tornando o processo mais lento.

Esta memória tem um tempo médio de inicialização de 30-60 segundos e consome 7% do processador. Já os seus tempos de acesso, vão de 5.000 a 10.000 microssegundos, com uma taxa de 3 a 5%. Consome, ainda, cerca de 7 watts, emitindo um ruído de 27 decibéis com vibração, devido à movimentação das peças móveis.

Mesmo com os seus benefícios, a memória HDD é considerada mais frágil e fica facilmente danificada com apenas uma queda.

Já o SSD tem características muito diferentes e consideravelmente melhores, especialmente no que diz respeito ao seu desempenho. Esta memória é eletrónica, guarda informação num chip e, a pesquisa dos dados é feita por impulsos elétricos. Assim, considera-se um produto mais caro mas, notavelmente mais rápido.

Em termos de inicialização, o tempo médio de um SSD é de 10-20 segundos e consome apenas 1% do processador, o que te faz recuperar 6% em relação ao HDD. Já em tempos de acesso, podemos contar com 35 a 100 microssegundos, o que a torna até 100 vezes mais rápida.

A taxa de falha do SSD é de 0.5% e consome cerca de 3 watts, ou seja, uma hora extra de duração, em relação ao HDD.

 

A Memória RAM é a área de trabalho do teu computador, um componente que está presente em computadores, smartphones e consolas de jogos. Este é considerado o armazenamento temporário que termina quando o equipamento se desliga.

Ainda assim, a memória RAM varia entre Desktop (DIMM) ou Portátil (SO-DIMM), mas também varia com a versão do mesmo.

Precisas de atualizar a memória do teu equipamento? Queres passar de um HDD para um SSD? No nosso Centro Técnico fazemos esta atualização e aumentos de memória!

Basta clicares aqui para pedires o teu orçamento gratuito.

E, nunca te esqueças: A Solução? You Get Repair!


 

Não percas também: Trotinetes Elétricas – Cuidados e Reparações

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓