fbpx
Galaxy S7 edge vs. Mi 5: impressão digital e estabilização de vídeo

O Samsung Galaxy S7 edge e o Xiaomi Mi 5 são dois dos mais recentes smartphones topo de gama. Têm características do melhor que há, excelente qualidade de construção, boas câmaras, ecrãs deslumbrantes mas preços díspares… sim, o Mi 5 custa metade do Galaxy S7 edge.

Mas se os preços são tão diferentes, será que os podemos comparar? Colocámos estes dois smartphones lado a lado e fizemos alguns testes. Veja os resultados e deixe a sua opinião.

No Xiaomi Mi 5 destaca-se o novo sensor de impressões digitais, incluído no botão Home na parte frontal (semelhante aos Samsung Galaxy). Tem ainda uma câmara principal melhorada relativamente ao seu antecessor, incluindo agora um sensor de 16MP (Sony IMX298) com estabilização óptica de 4 eixos. O Xiaomi Mi 5 está disponível por cerca de 350€ na HonorBuy com envio a partir do armazém europeu, sem taxas de alfândega. Aproveite ainda o voucher PPLWARE no valor de 5€.

Quanto ao Samsung Galaxy S7 edge, já analisado aqui no Pplware, mantém o mesmo tipo de sensor biométrico do antecessor Galaxy S6, mas agora ainda mais rápido. A câmara principal tem um sensor de 12MP (Sony IMX260 ou SLSI S5K2L1) e também tem estabilização óptica.

À parte de outras características, como o SoC, qualidade do ecrã ou outros pormenores, esta comparação incide especificamente na velocidade de reconhecimento da impressão digital e na estabilização de imagem em vídeo.

Velocidade do sensor biométrico

A velocidade de acção de um sensor biométrico é determinante num smartphone. Se tem um smartphone com esse tipo de sensor, já reparou quantas vezes ao dia o utiliza? Se o desempenho desse sensor não for bom, a experiência de utilização do smartphone fica prejudicada.

É facto que estes dois smartphones referidos têm um excelente desempenho nesta funcionalidade mas… haverá um mais rápido?

O teste efectuado consiste no registo de uma nova impressão digital e no desbloqueio quer a partir do ecrã desligado, quer a partir do ecrã já ligado no ecrã de bloqueio. Veja o teste no vídeo abaixo.

Como resultado desta comparação, é evidente a maior rapidez do Xiaomi Mi 5 no reconhecimento da impressão digital, sendo portanto mais rápido a responder a uma acção de desbloqueio. Note-se que a transição de ecrã no Mi 5, após o desbloqueio, é um “adereço” para embelezar o processo, possível de desactivar a partir das opções.

O Mi 5 é mais rápido que o S7 edge em cerca de 200ms a 250ms. Em que é que isso se traduz na prática? Praticamente nada, mas fica a nota de que o mais caro topo de gama Android tem concorrência capaz de o incomodar a sério.

Estabilização de vídeo

A série Galaxy S há muito que é uma referência na qualidade fotográfica, conseguindo destacar-se praticamente a todos os níveis. Já em relação à Xiaomi, o novo mecanismo de estabilização óptica da câmara do Mi 5 foi bastante apregoado na sua apresentação mas… até que ponto conseguirá marcar a diferença?

Fizemos um pequeno teste, o primeiro de vários, e com ambos os smartphones colocados num suporte improvisado foi possível ter uma noção da diferença entre as câmaras, não só na estabilização mas também no equilíbrio da luminosidade e noutros pormenores. A gravação foi feita em 4K, no modo automático e sem qualquer zoom. O vídeo segue abaixo.

Houve movimentos bruscos e suaves, sendo possível notar uma ligeira ondulação no vídeo quando são corrigidos movimentos suaves. O vídeo do Galaxy S7 edge aparenta ser ligeiramente mais estável e tem maior equilíbrio no brilho. O vídeo do Mi 5 apresenta ainda alguma compressão, possível de detectar nos azuis do céu (é mais evidente no original).

Qual a sua opinião acerca do resultado dos testes?

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓