fbpx
Chromebook

A Google com os seus computadores pessoais Chromebook veio ocupar um espaço que ainda estava por ocupar neta área. São máquinas simples, de recursos médios, mas que conseguem dar ao utilizador as funcionalidades necessárias.

Até agora ainda não existe uma concorrência firme a estas máquinas, mas este cenário pode estar a mudar para breve, com a chegada de novas máquinas da Microsoft a este segmento.

A oferta que a Google tem com os Chromebooks tem abalado os mercados e mostrado que é possível existir ofertas a baixo custo e com hardware capaz.

Apesar de ter abandonado temporariamente a utilização dos SoCs da Rockchip, é muito provável que esta solução entre em produção muito em breve.

Com estas propostas a prepararem-se para inundar o mercado, é importante que empresas como a Microsoft consigam apresentar propostas que contrariem esta liderança e que lhes garantam um lugar nas vendas.

A resposta da Microsoft pode estar para surgir em breve e tudo indica que será com máquinas similares, mas recorrendo a processadores Intel e ao Windows 10.

Um factor de peso para a escolha destas máquinas, e que será tido em conta, é o preço, com a Microsoft a apontar para valores inferiores aos praticados pela Google.

Ainda não existem proposta concretas por parte da Microsoft para este segmento de mercado, mas segundo uma notícia apresentada pelo site DigiTimes, dois equipamentos estão a ser preparados para serem lançado, ao preço de 150 dólares.

Estas máquinas, de que ainda se sabe muito pouco, vão estar equipadas com o processador de baixo consumo da Intel Bay Trail-T CR (BTCR) e vão ter ecrãs de 11,6 polegadas. A previsão de chegada destes novos equipamentos é o meio do ano de 2015.

Estes dois equipamentos vão ter públicos alvo distintos e vão ser fabricados por empresas diferentes, mas devem manter as mesmas características.

O primeiro será dedicado ao ensino e será fabricado pela Elitegroup Computer Systems (ECS) e será comercializado por cerca de 179 dólares (165 euros) nos canais de vendas para a educação que a Intel e a ECS criaram para os seus produtos Classmate.

O segundo será dedicado ao mercado de consumo e será fabricado pela empresa 3 Nod, sediada na China. O seu preço deverá rondar os 149 dólares (138 euros).

Com a Google a preparar-se para baixar os preços aos seus Chromebooks, graças à adopção de hardware diferente, é importante que a Microsoft consiga bater-se de forma igual neste campo, ao mesmo tempo que consegue criar máquinas capazes de também ombrear com as características da sua concorrente.

O facto de assentar estas máquinas no Windows 10 dá-lhe à partida uma vantagem por não dependerem de forma tão directa do acesso à Internet e a serviços assentes na web.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓