fbpx
Novas baterias

Cada vez que se adquire um novo smartphone, um dos factores analisados é a bateria do equipamento. A maioria destes dispositivos dura um dia, no máximo dois, com muitos truques de poupança, o que nem sempre é suficiente para os utilizadores.

Agora, a ciência parece estar cada vez mais próxima de oferecer uma resposta a este problema com o desenvolvimento de baterias que não desperdiçam tanta energia potencial quanto as actuais, sendo capazes de aumentar a sua vida por ciclo de recarga.

Recentemente, foi feita uma descoberta importante no que toca ao conhecimento das baterias de lítio, quando um grupo de investigadores do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) conseguiu finalmente perceber o porquê do desgaste das baterias, abrindo caminho para a solução desse problema.

Segundo os estudos apresentados, o problema terá que ver com a existência de nanocristais de sal que provocam a perda lenta e progressiva da capacidade das baterias de lítio.

Agora surgem novos avanços nesta área, mais precisamente no que toca à causa do desperdício de energia potencial, que poderá ser aproveitada aumentando a autonomia das baterias recarregáveis.

Investigadores da Universidade de Standford encontram-se a desenvolver uma nova bateria de lítio que pode durar até três vezes mais que as baterias recarregáveis convencionais, já que utilizam um escudo de carbono nanoscópico, tornando a descarga de electrões mais eficiente e, desta forma permitindo uma maior duração da bateria.

Esta é uma investigação que, infelizmente, ainda vai durar alguns anos até que os consumidores possam usufruir dela nos seus smartphones. Há ainda muito trabalho associado, nomeadamente desafios ao nível da engenharia, para que as baterias não ultrapassem o tamanho aceitável para serem integradas nos equipamentos móveis.

info by www.pplware.sapo.pt

Estes artigos também são interessantes ↓