fbpx
GPS

GPS De agora em diante, o destino dos resíduos eletrónicos começa a ser monitorizado por GPS.

 

Então para onde vão estes resíduos? Na realidade, ninguém sabe.

Esta medida tem como objetivo, colocar dispositivos de localização em certos resíduos elétricos e eletrónicos.

Deste modo, os equipamentos serão monitorizados durante todo o percurso e também a sua gestão.

Assim sendo, será possível saber o destino final destes REEE (resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos). De maneira a identificar situações de desvio que, podem acabar em operações ilegais de tratamentos.

Através deste GPS, as autoridades terão acesso a toda a informação do localizador, mas também, sobre o operador que faz a gestão ilegal desse resíduo. Para além de que estes resíduos têm implicações para a saúde, quando tratados de forma ilegal. Por isso também a necessidade de irem para o sítio indicado.

 

GPS Que perigos são estes?

 

Desde já, estes equipamentos contêm vários elementos nocivos para a saúde na sua composição dos seus elementos. Sendo que um desses elementos é o gás de refrigeração que existe nos equipamentos de controlo da temperatura. Tal como, os frigoríficos e os ares condicionados.

Contudo, quando tais gases são libertados, acabam por contribuir para o aquecimento global e também para a destruição da camada de ozono.

Além destes equipamentos existem muitos outros que estão presentes no dia-a-dia, tal como monitores ou lâmpadas que contêm poluentes que são altamente tóxicos.

Tal como o mercúrio, os PCBs ou os plásticos com retardadores de chama bromados.

Atualmente, estes equipamentos são de grande valor quando estão no fim da sua vida útil. Isto porque podem servir para peças ou para revenda. De maneira a prevenir desvios ilegais. Por isso, estes equipamentos estão agora protegidos em caixas fortes.

Para além disto, as autoridades obrigam os consumidores a pagar taxas na entrega de um novo equipamento.

Contudo, a maioria dos consumidores é contra esta medida. Tendo em conta que isso envolveria mais gastos por parte dos mesmos.

 

GPS Para não falar que muitos dos contentores destes equipamentos são sítios fáceis e sem proteção para que outros os tirem.

 

Achas que esta medida irá resultar? Que medidas queres ver?

 

Aproveita e visita o nosso website!

Não percas também: TOP 3 séries para ver depois de Squid Game na Netflix

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓