fbpx

O verão está a chegar e já tens vontade de montar uma piscina com lugar privilegiado para o sol? Se estás em pulgas para montar a tua piscina insuflável, este artigo é para ti! Os cuidados gerais são importantes, mas há um cuidado que é determinante para garantir o funcionamento da bomba de água: a troca do filtro. Sobretudo se as piscinas já têm mais de 1 ano. Sempre que a limpeza do filtro não é realizada com regularidade, o risco de danificar a bomba aumenta.

 

🔎 Como funciona a bomba da piscina?

A bomba da piscina existe para fazer a água circular. Ou seja, ela provoca a movimentação mecânica da água na piscina. Uma câmara de vácuo suga a água para uma centrifugadora que volta a levar a água para dentro da piscina. Geralmente, as bombas de qualidade têm um filtro para impedir que a sujeira entre no sistema e prejudique o seu funcionamento. O filtro. Para que a água da piscina circule e passe pelo filtro, outro equipamento é essencial: a bomba. O trabalho em conjunto deles é o que permite a filtragem.

 

🔎 O que é o filtro e para que serve?

O filtro é responsável por realizar, de forma automática, o tratamento da água de uma piscina para deixá-la limpa e garantir o bem-estar dos banhistas. Trabalhando de forma simultânea com a bomba, ele realiza o trabalho pesado de limpeza retirando a sujidade menos visível. Este equipamento faz parte do sistema hidráulico, junto com a bomba e o ralo. É também essencial na otimização e na distribuição homogénea dos produtos químicos utilizados para desinfetar e tornar a água cristalina.

 

🔎 Quais são os tipos de filtros que existem?

Filtro de Areia | Este tipo de filtro é de longe um dos mais populares porque o elemento de filtragem utilizado é uma areia própria. As dimensões deste filtro são superiores às do filtro de cartucho e pode ser utilizado por um período de tempo mais longo. Ver preço, aqui!

Filtro de Cartucho | Este é a melhor opção para quem procura um sistema de baixo custo. Além do tamanho, este equipamento tem como principal diferença a capacidade de substituição rápida e prática. Ver preço aqui!

 

🔎 Passos para voltar a montar a piscina sem danificar a bomba:

Para manter o filtro de água da piscina em boas condições, é importante garantir a manutenção do filtro e, em caso de desgaste ou acumulação de sujidade, é necessário efetuar a troca do mesmo. Os filtros de cartão que se encontrem com lixo acumulado e ressequidos fazem com que a bomba deixe de funcionar. Por isso, antes de pores a bomba a trabalhar, é necessário garantires o correto funcionamento do filtro. Como?

1️⃣ Limpa o filtro de 2 em 2 semanas.
2️⃣ Substitui o filtro sempre que este se encontre ressequido.
3️⃣ Identifica corretamente as ligações dos tubos que procedem à entrada e saída de água para garantires a correta circulação da mesma.
4️⃣ Quando substituíres o filtro, verifica se não existe sujidade ou impurezas na tampa da bomba antes de a fechar para evitar fugas de água e entrada de ar.

 

🔎 Porque se deve ligar o filtro com frequência?

Mesmo que a piscina não seja usada todas as semanas, é fundamental garantir a vida útil do filtro de água pelo menos uma vez a cada quinze dias. Dessa forma, os motores continuarão a ter o desempenho adequado e, porque se o filtro de água ficar muito tempo desligado, os problemas não tardarão a chegar.

 

🔎 Garantias

Na You Get as piscinas e respetivos acessórios possuem uma garantia de dois anos após a compra, exceto em situações em que seja demonstrada má utilização. Como tal, garante sempre que o filtro da piscina está em condições de ser utilizado e não apresenta sinais de sujidade para evitar danos na bomba. E não te esqueças de verificar sempre a entrada e saída de água.

 

Não percas: 4 erros no tratamento da piscina que saem caro

4 erros no tratamento da piscina que saem caro

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓