fbpx
LG G5

2016 pode perfeitamente ser o ano em que a LG se afirma definitivamente como uma marca capaz de concorrer com os maiores tubarões da indústria.

O LG G5 apresenta-nos especificações técnicas de luxo e algumas características muito particulares, que, com certeza, ajudarão este smartphone a distinguir-se dos demais, sendo até capaz de rivalizar com os sempre mais queridos Samsung Galaxy ou Apple iPhone.

O ecrã do G5 não terá a resolução 4K que muitos especulavam poder ter, mas apresenta uma solução que, em abono da verdade, já se provou ser bastante sólida. Nesse sentido, a marca optou por um display IPS Quantum com resolução QHD (554 ppi), mas, desta vez, com algumas funcionalidades que não estavam presentes no modelo G4. Uma das mais interessantes é a tecnologia ‘always on’, que permite mostrar sempre as horas e as notificações recebidas no ecrã, acendendo, para isso, apenas os píxeis necessários, para conservar o máximo de energia possível. Será, então, possível, ter acesso a estes dados sem ter de acordar o terminal, coisa que, segundo a marca, fazemos mais de 150 vezes por dia.

O painél deste equipamento oferece também um Daylight Mode, que é capaz de tomar em consideração as condições de iluminação e ajustar automaticamente o brilho do ecrã, que pode agora chegar a um máximo de 850 nits. Já que os avanços em termos da capacidade das baterias tardam em aparecer, a LG procura contornar esse problema através de um controlo mais eficaz da autonomia disponibilizada, sendo para tal auxiliada também pelo Android Marshmallow, mais concretamente pelo sistema ‘Doze’.

Mas é no seu interior que este smartphone guarda aquilo que faz brilhar os olhos de qualquer entusiasta. Se o G4 apresentava um procesador Snapdragon 808 da Qualcomm (preterindo o superior Snapdragon 810, talvez devido aos seus problemas de sobreaquecimento), o G5 traz já o mais recente e potente da Qualcomm, desta feita o 820, para não só oferecer o desempenho mais fluido possível mas para preparar já este dispositivo para a Realidade Virtual, conferindo-lhe assim todos os cavalos necessários. Steven Mollenkopf, CEO da Qualcomm, subiu até ao palco para afrmar categoricamente que o LG G5 terá uma câmara com desempenho similar a uma DSLR, e uma capacidade gráfica de nível de consola, para uma experiência sem precedentes a este nível.

O Snapdragon 820 foi fabricado pela Samsung com recurso a um processo FinFET de 14nm, apresentando uma unidade gráfica Adreno 530, suporte para 4GB de memória LPDDR4 e 32GB de armazenamento interno, que pode ser expandido através de um cartão microSD.

Apesar de contar ‘apenas’ com quatro núcleos, o 820 apresenta um aumento de desempenho na ordem dos 30-35% em relação ao anterior topo de gama da fabricante americana, o 810, que apresenta 8 núcleos. Por consequência, a performance gráfica sofreu também uma enorme melhoria quando comparada com a do Adreno 430.

Este chip dispõe também de tecnologia Quick Charge 3.0, mais rápida e eficiente, capaz de proporcionar carregamentos supersónicos, para que o utilizador nunca tenha de abdicar de usar o equipamento.

No capítulo da captação de imagem, a novidade é a presença de duas câmaras traseiras, uma de 16 e outra de 8MP, cada uma com diferentes configurações ao nível das lentes. A câmara frontal terá uma resolução de 8MP, para auto retratos e videochamadas de alta qualidade.

“LG Friends”

No entanto, a maior novidade desta apresentação é a ranhura de expansão com a qual a marca sul coreana nos presenteou, tornando este num dos primeiros smartphones modulares em comercialização. Na base do terminal, podemos retirar uma capa protetora e ter acesso a um interface que permite, por exemplo, ejetar a bateria (que, sendo removível, pode ser substituída por uma suplente), ou então acoplar um módulo Hi-Fi para melhorar, e muito, a qualidade do som através de um DAC (conversor de sinal digital para analógico) ou um sistema que facilita a utilização da câmara. Para já, apenas foram discutidas estas opções concretas, mas não é segredo para ninguém que o futuro nos trará mais módulos, com funcionalidades diversas.

Em relação ao preço, este não deverá fugir muito ao valor considerado ‘normal’ hoje em dia, para um dispositivo topo de gama. Isto significa que, no lançamento, deverá rondar os 600 dólares, apesar de não ter sido fornecida nenhuma informação oficial neste sentido. O LG G5 apenas deverá chegar às prateleiras em Abril deste ano, e estará disponível em todos os mercados mundiais.


Especificações:

  • Chipset: Qualcomm® Snapdragon™ 820 Processor
  • Ecrã: 5.3-inch Quad HD IPS Quantum Display (2560 x 1440 / 554ppi)
  • Memória: 4GB LPDDR4 RAM / 32GB UFS ROM / microSD (up to 2TB)
  • Câmara: Standard 16MP, Wide 8MP / Frontal 8MP
  • Bateria: 2,800mAh (removível)
  • OS: Android 6.0 Marshmallow
  • Dimensões: 149.4 x 73.9 x 7.7mm
  • Penso: 159g
  • Network: LTE / 3G / 2G
  • Conetividade: Wi-Fi 802.11 a, b, g, n, ac / USB Type-C / NFC / Bluetooth 4.2
  • Cores: Silver / Titan / Gold / Pink
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓