fbpx
Já saiu o novo sistema operativo para Mac. Conheça as principais novidades

Saiu esta terça-feira o novo sistema operativo macOS Sierra. A Apple implementou novas funcionalidades, entre elas a Siri, o Picture in Picture e o desbloqueio com o Apple Watch.

Lançado esta quarta-feira, o novo sistema operativo da empresa de Cupertino já está disponível através da App Store, de forma gratuita, para todos os utilizadores. A atualização proporciona uma melhor integração do ecossistema Apple, sobretudo com as novas versões dos sistemas operativos iOS 10 e watchOS 3.

Para começar, a assistente pessoal Siri passa a estar também disponível no Mac. Funciona da mesma maneira que nos dispositivos móveis da marca e está disponível em português (com algum sotaque do Brasil).

Depois, a integração entre os diferentes aparelhos da Apple. Já existia a função Handoff, que permite dar continuidade a uma tarefa de um dispositivo para o outro – uma janela específica do browser Safari ou uma mensagem de correio eletrónico, por exemplo. Esta funcionalidade recebeu uma atualização no macOS Sierra, com a inclusão da opção “copiar/colar”.

Outro upgrade é o início de sessão automático, se tiver no pulso um Apple Watch. O novo sistema operativo deteta a presença do smartwatch em rede e, assumindo que este está na posse do proprietário, desbloqueia o computador.

A funcionalidade Picture in Picture permite que o utilizador coloque uma janela de vídeo do Safari ou do iTunes no ambiente de trabalho ou mesmo por cima de uma aplicação que esteja a correr em ecrã completo. O espaço ocupado pelo vídeo pode ser ajustado ao gosto de cada um.

A aplicação de fotografias ganhou agora uma nova funcionalidade. AsRecordações prometem dar um toque especial às fotografias, armazenando-as no mesmo local mas de uma maneira diferente. Também o reconhecimento facial foi introduzido na aplicação para facilitar a organização e pesquisa de determinada fotografia, podendo ainda procurar por localização, objeto ou paisagem.

Além destas funcionalidades existem outras pequenas diferenças no novo macOS Sierra, no entanto, nem todos os utilizadores estão a gostar da atualização por diversas razões. O sistema operativo já está bastante afinado (a versão “beta” já está a ser testada há meses) mas, como é costume, têm sido identificados alguns problemas.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓